Aos cinco dias do mês de abril de dois mil e onze, reuniram-se os integrantes do Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda para realizarem sua reunião mensal e tratar de diversos assuntos e projetos para serem desenvolvidos no decorrer do ano Inicialmente foi tratado o Ciclo de Palestras que o Núcleo promoverá nos 200 Anos de Bagé. Ficou decidido que serão três ciclos de palestras, sendo abordados no primeiro os Fatos Históricos, no segundo Personalidades da História e no terceiro Circunstâncias e Locais Históricos. Ficou definido os temas que serão tratados no Módulo I e sugestões de palestrantes, relacionados a seguir:
Forte de Santa Tecla – Coronel José Antonio Marques
Fundação de Bagé – Claudio Lemieszsck
Guerra dos Farrapos - José Otávio Gonçalves
Guerra do Paraguai – General Aluízio Budó
A Revoluçao de 93 – Museólogo Adilson Nunes
Das Charqueadas aos dias de hoje na produção agro pastoril - Professor Claudio Boucinhas
Bagé – Primazias e Localização Estratégica – Carlos Armando Brasil
A Medicina em Bagé - Elizabeth Fagundes
As Artes em Bagé – Sapiran Brito
Cultura e Meio Ambiente – Elvira Nascimento
Bagé - Patrimônio Material e Imaterial – Luis Carlos Vaz
A seguir, houve detalhamento do projeto com as seguintes sugestões:
- O primeiro Ciclo será realizado no segundo semestre/ 2011, e o segundo e terceiro no ano de 2012.
-As palestras serão gravadas, digitalizadas, filmadas e posteriormente publicadas e distribuídas à comunidade, especialmente Bibliotecas e acervos culturais.
- O local de realização será o Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, responsável pela infra estrutura necessária ( som, aparelhos para projeção, telão) e que também fará a gravação para posterior digitalização.
- A TV Câmara fará as filmagens para o acervo do Memorial do Legislativo, e cópias para as instituições promotoras e apoiadoras.
- As palestras serão posteriormente publicadas no Jornal “ Patrimônio da Comunidade” editado pelo Espaço Cultural Da Maya.
- A divulgação será de responsabilidade dos organizadores, patrocinadores e apoiadores.
- A inscrição será feita na Casa de Cultura Pedro Wayne com valor a ser definido, e que será revertido para futuras publicações.
- Os palestrantes receberão um cachê a ser definido.
- O lançamento do projeto será na Semana de Bagé /2011
Realização : Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda
Promoção: Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda / Museu Dom Diogo de Souza- URCAMP
Apoio: Da Maya Espaço Cultural
TV Câmara
Casa de Cultura Pedro Wayne – Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Bagé
Para o segundo Módulo- Personalidades – a sugestão é que tenha início com Nilo Rossell Romero abordando Dom DIOGO de SOUZA. E no terceiro Módulo houve definição pela Praça Carlos Telles e Catedral , e no decorrer do Ciclo o Cemitério de Bagé com Elaine Tonini e Clarice Ismério.
Será elaborado um pré projeto para ser encaminhado aos participantes para aprovação.
A seguir, Mário Lopes entregou as biografias que pesquisou e elaborou recentemente:Clóvis Assumpção – O Magistrado Poeta, O Ideal de Servir de Felipe Kalil, Osmar Mendes Paixão Côrtes- Bageense de Liderança Inconteste, Roberto Magalhães Suñe- Ruralista Amante das Artes, Salim Kalil – Um Libanes Vitorioso, Fernando Olivella Fernandez- O Bageense Prefeito Mais Jovem do Brasil, Felix Contreiras Rodrigues – Um Bageense com Curso na Sorbonne, Militares Bageenses com Projeção Nacional. Foi mais uma vez destacado pelos presentes a enorme contribuição de Mário Lopes através da entrega de inúmeras biografias ( mais de quarenta) de pessoas e instituições que ainda não tiveram seu histórico pesquisado e que muito contribuíram para o desenvolvimento de Bagé nas mais destacadas áreas. Gladimir Aguzzi entregou para o acervo do Núcleo um DVD com o depoimento de Ligia Petrucci por ocasião do Centenário de Nascimento de seu pai, Frederico Petrucci. A seguir, falou da programação da TV Câmara e convidou os integrantes do Núcleo para participarem de uma série de gravações sobre a história de Bagé, em um formato informal e dinâmico, sugerindo como locais praças, quartéis, pois pensa que os 200 Anos devem ser assinalados através da arte, da cultura e da história. Ficou combinado que essa nova proposta terá sua primeira gravação no local do Forte de Santa Tecla com a participação de Elizabeth Fagundes e José Antonio Marques ( que já aceitaram ) e ainda Claudio Lemieszeck. A seguir, José Otávio Gonçalves entregou um folder para o acervo do Núcleo elaborado para o IV Encontro da Família Simões Pires em Bagé, de sua autoria.Teve também a participação de Guilherme e Marina, que trabalham na Secretaria do Meio Ambiente e apresentaram o projeto de “ Intervenção Urbanística na Panela do Candal”. Solicitaram ao Núcleo informações, histórias, referências escritas sobre o valor histórico do local. Foi sugerido que entrassem em contato com a arquiteta Adriane Alves , que fez um belo trabalho de graduação, e muito detalhado sobre o local, inclusive com inúmeras entrevistas e depoimentos de antigos moradores. As sugestões para o Núcleo assinalar os Centenários serão definidas na próxima reunião. A presidente falou do projeto “ Henrique Tobal – Um Gênio Espanhol em Bagé”, que está sendo organizado por Mário Lopes, Maria Luiza Pêgas e Heloisa Beckman e que será entregue à Sociedade Espanhola. Em relação às palestras mensais, neste mês, na próxima terça feira, Lygia Azambuja falará sobre “ A Arte Estendida nos Caminhos de Sérgio Coirolo” e em Maio, no dia 10, Elizabeth Fagundes fala sobre o humanitário médico Dr Penna, assinalando 110 Anos de sua morte. Elaine Tonini sugere uma palestra sobre “A Educação em Bagé” com o Professor da UNIPAMPA Alessandro Bicca.
Nada mais havendo a tratar, a reunião foi encerrada, com a participação de José Otávio Gonçalves, Elizabeth Fagundes, Hamilton Vaz, Eliane Ramos, Gladimir Aguzzi, Maria Contreiras, Neiva Brito, Adauto Simões Pires, Carlinhos Peduzzi, Elaine Tonini, Mário Lopes, José Antonio Marques, Lula Barros, Lala Pêgas e Heloisa Beckman.