quarta-feira, 10 de setembro de 2025

CRIAÇÃO DA COMENDA HERÓIS DO CERCO DE BAGÉ

 

No dia 10 de setembro de 2025, o 25º Grupo de Artilharia de Campanha, ‘’Grupo Leite de Castro’’, em parceria com o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, realizou a cerimônia de instituição e entrega da Comenda “Heróis do Cerco de Bagé”.

Criada em 31 de julho de 2025, a honraria remete ao Cerco de Bagé (1893-1894) e tem por finalidade homenagear personalidades civis e militares que contribuem para a preservação da memória e da história do Grupo e da cidade de Bagé. Sua heráldica traz o Escudo Histórico do 4º RAC, espadas cruzadas, o candeeiro da Artilharia e referências ao Patrono da Arma, Marechal Emílio Luís Mallet.

Na ocasião, a Comenda foi oficialmente outorgada ao Comandante do Grupo, Tenente-Coronel Marcelo da Silva Müller, e ao Presidente do Núcleo de Pesquisas Históricas, Jaime Barbosa Viviam Júnior, consolidando a criação desta distinção histórica.

A cerimônia contou com a presença da Vice Presidente do Núcleo , convidados e integrantes da Unidade, sendo marcada pela assinatura da ata que registra oficialmente a instituição da Comenda.













quinta-feira, 28 de agosto de 2025

SESSÃO ESPECIAL 30 ANOS NPHTT

 

No dia 28 de agosto de 2025, realizou-se na Câmara de Vereadores de Bagé Sessão Especial alusiva aos 30 ANOS - Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, sendo uma proposição Ver. Andrea Gallina.











CONCESSÃO DO TÍTULO DE PRESIDENTE HONORÁRIO - NPHTT

 No dia 28 de agosto, no Plenário Ligia Farinha de Almeida, conforme previsto no Estatuto e aprovado na Assembleia, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda outorga a Prof. Élida Hernandes Garcia, o título de PRESIDENTE HONORÁRIO, por dever de justiça, o longo tempo de contribuição, dedicação e trabalho em prol desta entidade.

Agora a prof. Élida, além de fazer parte dos fundadores, está ao lado de Mário Nogueira Lopes como presidente honorário.



Entrega de material ao Reitor da URCAMP

 A presidência do NPHTT realizou a entrega do material Forte Santa Tecla, 3ed. 250anos

Ao V.Mag Reitor Prof Dr Guilherme Cassão Marques Bragança





segunda-feira, 4 de agosto de 2025

FOLHETIM "FORTE DE SANTA TECLA - 250 anos"


Esta publicação, 3edicão, é primeiramente uma ousada iniciativa em dar continuidade a um legado.
Este que sempre se preocupou em mostrar a todos o "gostar" e preservar a história de Bagé.

Mostramos de forma dinâmica e ilustrativa o Forte de Santa Tecla que neste triênio 2023/26 completa 250 anos.

O Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, assim , da mesma forma que seu Patrono, Tarcísio Taborda, o NPHTT comunga em defender, promover e cultuar este, o principal ponto histórico da cidade de Bagé.

O Folhetim/Brochura contém 28 páginas, estará disponível acesso da comunidade na Biblioteca Pública e Arquivo Público de Bagé e nos demais pontos culturais/turísticos.



 



quarta-feira, 16 de julho de 2025

SEMANA DE BAGÉ 2025 - Roteiro: Origem & Memória

 


No dia 16 de Julho de 2025 o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, nos festejos no aniversário de 214 anos de Bagé, promoveu a 6 edição do Roteiro: ORIGEM & MEMÓRIA. Esta é uma iniciativa de presentear a comunidade com um passeio/trilha, contando histórias e causos, tudo isso em meio a natureza.
Agradecemos mais um ano pela parceria do SENAC BAGÉ, o apoio da empresa ANVERSA TRANSPORTES e a Agência SEMPREFORTE Turismo e História.
Reiteramos nosso respeito e consideração a essas instituições por acreditar nosso trabalho em incentivar a história, cultura, memória e tradição da cidade de Bagé.

quinta-feira, 3 de julho de 2025

PROGRAMA PORTAS ABERTAS - Parceria NPHTT e 25º GAC

 

No dia 3 de julho, o 25º Grupo de Artilharia de Campanha, ''Grupo Leite de Castro'', recebeu a Escola General Emílio Luiz Mallet, no contexto do Programa "Portas Abertas". O Programa tem como objetivo incentivar a visitação de jovens e crianças ao quartel, estimulando o interesse de alunos do ensino fundamental e médio pela carreira nas Forças Armadas, além de divulgar o patrimônio histórico e cultural do Exército Brasileiro.

Durante a visita, as alunos participaram de diversas atividades. A programação teve início com o acolhimento dos alunos, seguido de uma palestra ministrada pelo Professor Jaime, Presidente do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, abordando a trajetória do Marechal Mallet. Na sequência foi exibido um vídeo com as atividades anuais do Grupo e em seguida, os visitantes assistiram a uma apresentação do material militar utilizado na unidade e a uma demonstração de uma situação de tiro de artilharia. Finalizando com uma foto oficial.
As atividades proporcionaram aos alunos uma visão mais ampla e enriquecedora sobre o funcionamento do Grupo Leite de Castro, a vida e história do Marechal Mallet e a importância da Artilharia no contexto das Forças Armadas.











terça-feira, 1 de julho de 2025

ELEIÇÃO PARA NOVA DIRETORIA 2025-2028

 









No dia 01/07/2025, terça-feira nas dependências do Arquivo Público de Bagé, em sua Sede o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda aconteceu Assembleia Ordinária de Eleição para o período de 2025/2028, sendo reconduzido para o cardo de presidente da entidade por aclamação dos presentes o prof. Jaime Barbosa Viviam Júnior, historiador.





sábado, 28 de junho de 2025

VISITA AO CASTELO DE PEDRAS ALTAS - NPHTT

 





O Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda em atividade alusiva aos seus 30 anos, teve a satisfação de visitar o Castelo de Pedras Altas, numa manhã fria de sábado, o que abrilhantou o cenário memorável de história, trajetória e legado do ilustre Joaquim Francisco de Assis Brasil.

domingo, 4 de maio de 2025

ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS - NPHTT


RELATO DOS 30 ANOS

 

A trajetória do Núcleo de Pesquisas Históricas “Tarcísio Taborda” bem antes da sua data de fundação.  Sua história confunde-se com o trabalho em pesquisa daqueles que acompanharam o professor Tarcísio e que acreditam na história de Bagé.

 

Bem antes de sua criação, esse grupo de pessoas reunia-se com frequência ora nas dependências da casa de Tarcísio Taborda e seu escritório e por vezes no Museu Dom Diogo de Souza.  O principal assunto sempre foi a pesquisa da história local e regional.

 

No Museu Dom Diogo de Souza, sempre com presença do professor Tarcísio Taborda, este grupo de trabalho nasceu da aspiração de pessoas que comungavam pelo mesmo apreço à história, à pesquisa e ao patrimônio cultural de Bagé. Esse grupo o formado por Tarcísio, o qual se encontravam mensalmente, era composto professores, profissionais liberais e amantes da história, todos pesquisadores e obstinados por novos conhecimentos históricos.

 

Com a tragédia acontecida com Professor Tarcísio em meados de 1994, o luto diante do seu trabalho na pesquisa histórica de Bagé não se estenderia por muito tempo. Os mesmos integrantes que o acompanharam por muito tempo nessa labuta, na pesquisa em Bagé, se encarregariam de criar agora oficialmente uma instituição destinada a desenvolver, pesquisar, identificar, divulgar, defender, documentar, estudar e preservar o patrimônio histórico e cultural de Bagé.

 

Fundado a 4 de maio de 1995, o Núcleo de Pesquisas Históricas “Tarcísio Taborda” idealizada e organizada por um grupo de pessoas de vários seguimentos da sociedade bajeense, agora tomou forma e não poderia homenagear de melhor maneira o seu mentor, senão trazendo seu nome a identificar a instituição recém criada.

Logo nos primeiros anos de criação a comunidade bajeense por intermédio do poder legislativo, aprova a Lei Municipal nº 3.387, de 22 de abril de 1997, a qual declara como de Utilidade Pública no Município de Bagé. Nesses 29 anos, o “Núcleo” assim conhecido entre os pesquisadores locais, foi responsável por corroborar com diversos eventos culturais da cidade, fóruns, seminários, encontros, etc. Muitos foram os pesquisadores os quais contaram com a colaboração dos integrantes do Núcleo em suas publicações e lançamentos de livro. De lá para cá vários foram os presidentes, alguns mais de uma gestão, no entanto todos compartilhavam do mesmo ideal, ou seja, estarem empenhados e serem persistentes na árdua tarefa de estudar, fomentar e divulgar a história de Bagé.

 

Os dez presidentes escolhidos ao longo desse quarto de século que estiveram a frente do Núcleo, antes de qualquer coisa tiveram sempre como estimulo, a satisfação de sustentar a responsabilidade do legado de Tarcísio Taborda, pois não há na cidade outra instituição com tal notoriedade e reconhecimento comunitário na região, assim tornando-se de modelo para criação de outros estabelecimentos de pesquisa em outras cidades.

 

O Núcleo tem marcado presença na comunidade de Bagé e contribuído na preservação e no estimulo aos assuntos de relevância histórica da cidade e região. Mensalmente, o núcleo promove simpósios, palestras, reuniões, eventos culturais, plataforma virtuais, trabalhos com a sociedade civil em prol do turismo, sempre com a premissa de preservar a grandeza do patrimônio histórico, artístico e cultural de Bagé.

 

Ao longo desse quarto de século o Núcleo, em momento algum teve interrompidas suas atividades, sempre promovendo ao longo desse tempo reuniões, viagens de campo, restauro de local relevância histórica (Cemitério da Guarda, Tumulo do Chico Diabo), palestras a convite de instituições públicas e privadas.

 

Ao longo da sua trajetória esteve locado em diversos locais, desde sua origem como propósito de pesquisas, ainda com presença do professor Tarcísio, como sua própria casa e escritório de trabalho. Ao se institucional o grupo, teve sua sede nas dependências dos prédios do Museu Dom Diogo de Souza, Clube Recreativo Brasileiro, o “Castelinho”, residência do Jornalista Mario Lopes, Casa de Cultura Pedro Waine e atualmente o Arquivo Público Municipal de Bagé.

Mensalmente a diretoria do Núcleo tem o compromisso de reunir-se a fim de tratar-se de assuntos internos, trabalhos em andamentos, projetos e proposições, assim como palestras nas dependências do Arquivo Público bem como nas plataformas online.

 

Desde 2016 o Núcleo encontra-se muito bem acomodado nas dependências do Arquivo, o que pode sanar uma carência que muito o atingiu, um local apropriado para trabalhar nas pesquisas, salvaguardar seu acervo, tal como para suas reuniões e eventos mensais. Como prova dessa parceria o Núcleo Pesquisas Históricas e Arquivo Público Municipal estiveram desde então sempre amalgamados em todos eventos culturais que pela frente acontecem, fazendo jus a não coincidência de ambos terem o mesmo patrono, o Professor Tarcísio Antônio da Costa Taborda.

 

O N.P.H.T.T. diante sua projeção na comunidade bajeense é uma referência no que se diz respeito a história e cultura de Bagé, participando a convite de em programas de divulgação turística a exemplo, VINHOS DO BRASIL da TVBRASIL, DESTINOS da FISHTV, palestras na SEMANA DA PAZ em promovido pela Prefeitura de Dom Pedrito e Cmdo 3BDA C MEC, parceiro no ENCONTRO MUNICIPAL DE HISTORIA, palestrante e condutor na visita da DPHCEx (Diretoria de Patrimônio e Cultural do Exército), entre outros.

 

A Entidade apresenta em sua diretoria para o seu triênio 2022/2025, tendo a frente o Prof. Jaime Barbosa Viviam Jr, Historiador Militar como presidente novamente, o qual assume o compromisso de trabalhar intensamente pelo grupo e agradecendo a confiança dos membros da diretoria e dos parceiros do Núcleo.

 

Dentre os inúmeros projetos para nova gestão, será a comemoração dos 250 anos do Forte Santa Tecla, trabalhos os quais estão em planejamento. Dessa forma, Jaime tem como objetivo incentivar o "gostar" pela história desde a base da educação, envolvendo estudantes do ensino básico da educação e a população em geral, exemplo disso, o ciclo de palestras realizadas nas Escolas de Bagé, na Semana do Patrimônio com foco na historia e memoria de Bagé.

 

A partir de 2019 oportuniza a atividade junto às escolas da rede municipal o “ROTEIRO: ORIGEM E MEMÓRIA”. Uma iniciativa de conduzir os alunos das escolas por passeios por pontos de relevância cultural e histórica da cidade despercebidos no dia-a-dia, este trabalho na sua quinta edição.

 

Assim o Núcleo de Pesquisas Históricas tem intensamente atuado junto a Guarnição de Bagé, principalmente ao Comando da 3ª Bda C Mec, por intermédio de seus pesquisadores, sempre focados na historia militar local. Podemos citar tais membros, Cel. Marques, Prof. Claudio Lemieszek e Prof. Jaime Barbosa, estes todos já ocuparam a cadeira de Presidente do NPHTT ao longo dos 30 anos de existência da instituição.

 

A entidade faz-se presente nos conselhos municipais, Conselho Municipal de Preservação Histórica e Arquitetônica de Bagé - COMPHAB, e Conselho Municipal de Turismo de Bagé – COMTUR.

 

No ano de 2023 o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, foi agraciado com o diploma de Colaborador Emérito do Exército, comenda de reconhecimento federal, esta em virtude dos relevantes serviços prestados aquela instituição.

 

Neste ano que comemora 30 anos de existência a atual diretoria tem como metas de trabalhos, linhas de ação o projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo para edição de livro “Personalidades do Cotidiano de Bagé” coletânea de artigos e publicações do pesquisador Cid Marinho. Também as comemorações dos 250 anos do Forte de Santa Tecla. Por fim, Jaime ainda projeta a conclusão do livro História Militar de Bagé, de sua autoria ainda no ano de 2025, este trabalho um compromisso com o legado de historia que marcou a cidade de Bagé por mais 300 anos. 

JORNAL MINUANO - 30 anos, NPHTT