domingo, 25 de abril de 2010

Ata Núcleo de Pesquisas

Ata 16 - 2010

Aos seis dias do mês de Abril de dois mil e dez, na Casa de Cultura, reuniram-se os integrantes do Núcleo para decidirem vários assuntos. A reunião teve início com a Comissão de Seleção das fotografias para a Exposição “ Dois Séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História “, relatando que reuniu-se no Museu Dom Diogo de Souza e diante da diversidade e beleza das imagens enviadas,resolveu optar por fotografias que contemplem pessoas reunidas em GRUPOS , e que tenham como referência o distanciamento histórico, para que a mostra seja elaborada através da linha do tempo.
Após a Comissão falar de suas escolhas, foi então sugerido pelos presentes que esta seja a primeira exposição de muitas organizadas pelo Núcleo, e que como a Comissão neste ano deu preferência a GRUPOS, a próxima Mostra contemple retratos individuais de pessoas, como muitas preparadas em estúdios, em poses clássicas. Depois, seria a vez das CRIANÇAS. Posteriormente, fotos de CASAMENTOS, BATIZADOS, PRIMEIRA COMUNHÃO, entre outras sugestões.
Diante dessa decisão, aprovada por todos, a Comissão estenderá até o final do mês de Abril o prazo de entrega de fotografias que mostrem pessoas reunidas, grupos em atos festivos, cenas familiares, cenas públicas, inaugurações,registros feitos em estúdios, etc.
Também foi decidido que essa Mostra será feita através de grandes painéis, onde fotografias e poesias serão impressas com requintada elaboração gráfica para que, depois do período de inauguração (previsto para o dia 13 de julho, integrando as festividades da Semana de Bagé) e já na contagem regressiva para OS 200 ANOS , a Mostra seja levada à Instituições Públicas e Privadas, Universidades, Escolas, etc; e que levará o Nome de “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ l – Imagem, Poesia e História".
A seguir, foi repassado aos presentes o convite para a Oficina de História Oral, Memória e Patrimônio com a Professora Viviane Trindade Borges, que será realizada em Dom Pedrito,pela direção do Museu Paulo Firpo.
Também o convite da Professora Vera Medeiros, do Curso de Letras da UNIPAMPA,para o Núcleo participar do painel " Coisas nossas: Patrimônio Natural,Histórico, Artístico e Cultural de Bagé", na noite de hoje, às 20 h , no Auditório do Palacete Pedro Osório, mostrando os vários grupos que atuam na área cultural de Bagé.
Dando prosseguimento ao trabalho, passou-se às palestras promovidas pelo Núcleo. Confirmada a presença de Claudio Ribeiro no próximo dia 13, abordando "Modo de Vida do Gaúcho nas Pequenas Propriedades do Pampa". Claudio é agrônomo, extencionista rural da Emater, com pós graduação, mestrado e doutorado na área de Administração, Sociologia e Desenvolvimento Rural .
Em Maio, no dia 4, dia de reunião, também será comemorado os 15 anos de fundação do Núcleo. A sugestão é que depois da reunião o grupo se reúna no Bistro de Iara Coronel para confraternizar. Ainda em Maio, no dia 11, será a vez de abordar o Cemitério de Bagé. As integrantes do Núcleo Clarisse Ismério, responsável pela Produção Científica e Cultural da Urcamp falará sobre " Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial" e Elaine Tonini, professora, sobre " Aspectos Históricos da Arte Cemiterial de Bagé".
Em junho, dia 08, o pesquisador José Otávio Gonçalves falará sobre " A Presença DA Família Simões Pires em Bagé". A sugestão é que o historiador Cláudio Lemieszeck também participe, repartindo com José Otávio o relato da família.
Para Julho, reunião no dia 6 e no dia 13 o lançamento do projeto " Dois Séculos do Cotidiano de Bagé I - Imagem, Poesia e História", em parceria com a Casa de Cultura Pedro Wayne, Grupo de Poetas do CULTURASUL e Grupo Teatral de Santa Thereza. Armando Baraldi aceitou fazer a seleção das músicas que acompanharão a leitura das poesias.
Ainda foi divulgado mais uma vez o blog do Núcleo, criado por Ézio Sauco e que pode ser acessado através de :

http://nucleodepesquisashistoricas.blogspot.com/

O Núcleo também está presente nos blogs :

http://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/
http://bagealemfronteira.blogspot.com/
http://nucleodepesquisahistoricabage.blogspot.com.br/

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião .

Nenhum comentário:

Postar um comentário