sábado, 8 de maio de 2010

Ata NPHTT

Aos quatro dias do mês de maio de dois mil e dez, na data em que o Núcleo completa 15 anos, reuniram-se na Casa de Cultura Pedro Wayne, integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem assuntos de seu interesse e também da comunidade. Inicialmente, foi lida a Moção de Apoio do Núcleo e entregue à Vereadora Jussara Carpes para que seja denominado o saguão do Centro Administrativo de “Espaço Áttila Sá Siqueira”. Junto com a Moção, foi entregue o atestado de óbito fornecido pela família e uma pesquisa elaborada por Mário Lopes sobre a trajetória de Áttila. A iniciativa da vereadora deverá tramitar na Câmara e posteriormente será organizada a cerimônia. José Otávio lembrou a todos que Attila foi sócio fundador do Núcleo e também da ABEA. Também foi entregue aos familiares de Attila cópia dessa biografia realizada por Mário. Mário Lopes aproveitou para sugerir que cada integrante entregue seu currículo para o Banco de Dados do Núcleo e como exemplo entregou o seu. Também entregou uma pesquisa sobre o Padre Roberto Germano para publicação na retomada do Caderno Mensal do Núcleo. Aos presentes foi informado que Ézio Sauco, integrante do Núcleo, está em fase de elaboração do currículo completo de Mário Lopes.
Claudio Lemieszeck contou que foi procurado com a solicitação de que o Núcleo preste assessoramento às Escolas de Samba na construção do enredo de 2011, já que a temática do próximo carnaval será a História de Bagé em seus 200 anos. O Núcleo irá colaborar nas referências históricas.
José Otávio também falou da necessidade do Núcleo ter um Fundo e o quanto é necessário o apoio e a colaboração dos integrantes através do pagamento das mensalidades. Comentou que nos últimos anos não houve a apresentação dos relatórios anuais e fazendo um retrospecto viu o quanto o Núcleo tem trabalhado e colaborado nos mais diversos segmentos da comunidade. Pede que daqui em diante se retome o hábito dos relatórios.
Juca Giorgis sugere se estudar a transformação do Núcleo numa Fundação ou num Instituto para que possa elaborar projetos e buscar recursos. Élida Garcia aproveitou e informou que o Núcleo possui aproximadamente 8.000,00 em conta poupança, oriundos da venda de livros doados, e que esse dinheiro é destinado à publicação de livros. Jussara Carpes sugere que esse dinheiro seja usado na publicação das palestras programadas para Os 200 Anos de Bagé. Elaine Tonini pensa que devemos retomar Os Anais de Bagé. Juca cita como exemplo publicações desconhecidas como a de João Batista Marçal que escreveu sobre o Movimento Operário de Bagé.Também informa que através da Editora Matriz falou com Eurico Kluwe Salis e o mesmo disse que conseguirá a autorização para a publicação da obra de Eurico Salis. Também será reeditado o livro sobre Bagé de Jorge Reis. Aproveitou e entregou para o acervo do Núcleo a obra “Memória Histórica da Revolução Farroupilha” publicado pelo Arquivo Nacional, Arquivo Histórico e Memorial do Judiciário do Rio Grande doSul.
A seguir, foi entregue para o acervo do Núcleo três livros de poesia : “ No Silêncio de nossas Iras”, “ Mirem-se na Alma” e “ Portal da Alma”, escritos pelo bageense Manoel Ianzer, que reside em São Paulo e que também colocou o blog do Núcleo em seu blog sobre Bagé,no seguinte endereço: http://bagealemfronteira.blogspot.com/
Depois, passou-se à correspondência recebida do médico bageense Gerson Luis Barreto de Oliveira, residente em São Gabriel, com muito material como cópias de jornais, diários, informações e fotografias sobre a família de José Luis Guasque, seu bisavô, um dos homeopatas mais conceituados de Bagé, dono da Farmácia Humanidades, na Av. Sete de Setembro, e que faleceu em 1937. Conta que o pai de José Luís, Ignácio Guasque, também médico homeopata, escreveu um tratado médico “O Medicina Homeophatica”, editado em Pelotas em 1890. Será enviado em CD, ao Núcleo, o “ Tratado “ e o diário completo. O Núcleo considerou de Grande interesse essas informações e aguarda o encaminhamento das cópias. Em conversa, Gerson foi convidado para fazer uma palestra sobre a Família Guasque. Ele indicou um primo residente em Melo que tem uma pesquisa pronta e fará o contato com o mesmo. Foi solicitada a Gerson a autorização para encaminhar as fotos que estão no CD para a segunda seleção relativa à exposição de Fotografias “Dois Séculos do Cotidiano....”no dia 13 de julho . A solicitação foi prontamente atendida. Junto com esse material também foi encaminhado cópia de um texto teatral inédito, escrito por Francisco Lobo da Costa “ 27 de Janeiro ou Os Blancos em Jaguarão” que encontrava-se em poder da família de Gerson e que foi transcrita e guardada por sua antepassada Cecília Guasque.O material ficará à disposição dos integrantes para tirarem cópias e o texto de teatro será encaminhado à Sapiran Brito e Gladimir Aguzzi, diretores de peças teatrais.
Também foi lida correspondência do Instituto João Simões Lopes Neto, informando que pretendem dedicar o dia Primeiro de Abril, considerado o Dia da Mentira, ao Dia do Romualdo,personagem criado por Simões Lopes Neto em “ Casos do Romualdo”, em que ele inventa situações engraçadas e inverossímeis.
Clarisse Ismério convida o Núcleo a participar do Salão de Turismo da Região Sul e apresenta a proposta do Núcleo participar nos dias 16, 17 e 18 de julho através do encaminhamento de livros que serão colocados à venda. Também informa que o Núcleo será procurado para colaborar num projeto da UFPEL sobre a carne do pampa.
Também falou-se sobre a falta de espaços culturais em Bagé para a guarda de acervos. Citado como exemplo o Museu Dom Diogo de Souza que está sem espaço para a Pinacoteca, Fototeca, etc. e que a construção do Complexo Cultural não veio atender essa demanda. Jussara Carpes encaminhará dados do projeto original que contemplaria todas essas necessidades. Ainda foi citado o Museu da Gravura que encontra-se fechado e a futura Fundação Grupo de Bagé, já que ocorreram várias doações para essa Fundação e ninguém ouve falar de projetos que contemplem esse espaços.
A seguir, foram combinadas as datas das reuniões mensais até o final do ano. Em junho dia 01,em julho dia 6, em agosto dia 3, em setembro dia 8, em outubro dia 5, em novembro dia 9 e em dezembro dia 07.
Também foram confirmadas as palestras: No próximo dia 11 de Maio – “ Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial” com Clarisse Ismério e “Aspectos Históricos da Arte Cemiterial” com Elaine Tonini.

Em Junho, dia 8 – “A Presença da Família Simões Pires em Bagé” por José Otávio Gonçalves.

No dia 13 de Julho, “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé I – Imagem, Poesia e História”.

Em Agosto, no dia 10 e em Setembro, dia 14, ainda serão confirmados os palestrantes.

Dia 19 de Outubro, “Origem da Família Ustárroz em Bagé”, por Heloisa Beckman.

Dia 16 de Novembro “As Praças de Bagé”, por Élida Hernandez Garcia.

Encerrando o ano, dia 14 de dezembro, “ Intendente José Otávio Gonçalves”, por José Otávio Gonçalves e Cláudio Lemieszeck.

Presentes na reunião: Claudio Lemieszeck, Mário Lopes, José Antonio Marques, Eduardo Infantini , José Otávio Gonçalves, Juca Giorgis, Ézio Sauco, Fernando Giorgis, Jussara Carpes, Carlos Peduzzi , Élida Hernandez Garcia, Elaine Tonini , Maria Contreiras, Valéria Jardim da Silva, Heloisa Beckman.

A reunião foi encerrada sem acontecer à confraternização prevista pelos 15 anos do Núcleo pelo fato de nosso colega Edmundo Rodrigues estar hospitalizado em estado muito grave. Nada mais havendo a tratar, foi reforçado o convite para a palestra de Clarisse e Elaine no próximo dia 11.

2 comentários:

  1. Srs. do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcisio Taborda

    Há 3 anos participo ativamente da Turma Guasque, 53 pessoas que formaram um grupo na Web para pesquisar história, mais especificamente a da Família Guasque, de onde todos os participantes descendem.

    O primeiro ancestral, e nosso maior objeto de estudo, é o controvertido jornalista e aventureiro espanhol, Don José Guasque. Ele fugiu da Espanha por causa das suas idéias liberais, após o golpe que o Rei Fernando VII deu, acabando com o chamado Triênio Liberal, curto período constitucional.

    José Guasque, depois de chegar ao Brasil, com a família, e trabalhar para D. Pedro I, escreve um livro e dedica ao imperador queixando-se de seus infortúnios. Mais tarde já na Regência tentará fazer o saneamento da capital imperial e sua iluminação, mas não dará certo.

    Desiludido vem lutar junto com os Farrapos, terá como interlocutor Domingos de Almeida, Primeiro Ministro de Bento Gonçalves, localizamos suas cartas no Memorial do Rio Grande do Sul, inclusive uma que ele cita sua passagem por Bagé.

    Novamente entra em divergência e se exilará em Melo - Uruguai, e de lá após passar um tempo na Província de Entre Rios se correspondendo com o General Urquiza, caudilho argentino, irá retornar à Espanha. A biografia será escrita pela folclorista gaúcha Elma Sant'Ana.

    O filho de José Guasque, Ignácio, que vem a ser meu tataravô, escreveu um tratado de homeopatia, o "Medicina Homeopathica", no momento o texto está sendo analisado pela Dra. Silvia Waisse, doutora em história da medicina, orientadora dessa cadeira de mestrado na USP.

    Em relação ao texto de teatro de Lobo da Costa, uma neta de Ignácio, minha tia avó Cecília Correa Guasque fez a transcrição e preservou o texto para a posteridade, ele está reconhecido como perdido, e inédito, por 3 professoras universitárias. Gostaria que em algum dia esse texto fosse encenado.

    Sou filho de Sírio Bianchetti de Oliveira e Adeli Barreto de Oliveira, ela nascida Guasque Barreto, descendente direta de Don Guasque, assim como as famílias Móglia,e Villar, também aí de Bagé.

    Gostaria de parabenizar o Grupo pelos 15 anos de incentivo à cultura na nossa Rainha da Fronteira.
    Cordialmente,
    Gerson Luis Barreto de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Gerson,

    Desculpas, mas para não criar encrenca... minha posição atual é pós-doutoranda na história da ciência na PUC-SP.

    Abraços.

    Silvia

    ResponderExcluir