sábado, 12 de junho de 2010

Ata do Núcleo de Pesquisas

Ata 18
No primeiro dia do mês de Junho do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem de ações e assuntos do interesse cultural para nossa comunidade. Inicialmente foi informado a todos que a ausência de Mário Lopes na reunião é devido ao repouso pós cirúrgico e que o mesmo encontra-se em Casa , recuperando-se bem. A seguir, passou-se ao Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês. A próxima, marcada para o dia 8 de Junho será com José Otávio Gonçalves Neto falando sobre “ “ APRESENÇA DA FAMÍLIA SIMÕES PIRES EM BAGÉ” . Para Julho, o evento “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ I –IMAGEM, POESIA E HISTÓRIA”, marcada para o dia 13 de julho,às 19 h na Casa de Cultura Pedro Wayne e integrando o Calendário de Eventos das comemorações da Semana do Município. Ainda em Julho, no dia 27, Armando Luís Brasil apresenta e faz comentários de dois livros em que são tratados os limites e a formação de nosso Município - “ Os Jesuítas dos Sete Povos das Missões “, de Rubens Vidal Araújo e “ História do Povoamento – Conquista e Limites do Rio Grande do SulTRAPÉZIO DE BAGÉ “, de Fernando Cacciatore de Garcia. A palestra de Agosto, no dia 10, será com a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade “ . Em Setembro ,( dia 21 ou 28 ) está previsto uma Mesa Redonda “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1928 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. O Núcleo buscará parcerias para a realização do evento. Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “ A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ. Para Novembro , marcada para o dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano , com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia. Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES “, cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.
O assunto seguinte foi a sugestão de nomes de pessoas cujos Centenários de Nascimento transcorrem neste ano. Os nomes sugeridos foram : DR. DARCY SILVA AZAMBUJA , nascido em 28 de Outubro de 1910 e FREDERICO PETRUCCI , também nascido no mesmo ano. A sugestão é a de que se fale com as famílias para que indiquem quem poderá fazer as apresentações.
Também foi comentado o programa de Emanuel Muller, na Rádio Difusora, que convidou alguns integrantes pelos 15 ANOS DO NUCLEO. O programa teve uma repercussão muito grande, pois ouvintes forneceram novos dados para pesquisas, como a de que existem vários participantes da Guerra do Paraguai enterrados no Quebracho.
Foi confirmado que a Exposição do Acervo de Mário Lopes no Museu Dom Diogo de Souza será no dia 22 de Julho . Ézio Sauco entregou para o acervo do Núcleo a biografia que fez de Mário Lopes, e a sugestão é de que a mesma seja impressa e distribuída durante a exposição no Museu.
Heloísa comentou que amanhã participará de uma reunião na Urcamp representando o Núcleo, junto com outros grupos e associações culturais, onde será abordado a preocupação com o fechamento do Museu da Gravura há quase três anos.
As datas foram confirmadas para as próximas reuniões: 6 de Julho, 3 de Agosto, 14 de setembro, 5 de Outubro, 9 de Novembro e 7 de Dezembro, sempre às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
Presentes na Reunião: José Otávio Gonçalves Neto, Hamilton Vaz, Armando Luís Brasil, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Carlinhos Peduzzi, Heloisa Beckman.
Nada mais havendo a tratar de imediato, foi encerrada a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário