Aos quatorze dias do mês de setembro do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem das próximas atividades já agendadas, ações, palestras , correspondências recebidas, projetos para este ano e também para 2011 e que sejam de interesse e enriquecimento cultural da comunidade .
Inicialmente tratou-se da Guasqueada no Pampa, programada para o próximo dia 21, às 17 h na Casa de Cultura Pedro Wayne. A Guasqueada do Pampa reunirá a Família Guasque , historiadores, professores e interessados , para conhecerem, através de depoimentos, a vida e as atividades de Don Guasque , espanhol que veio para o Brasil em 1828 e que andou por Bagé na época da Revolução Farroupilha e também de Ignácio e José Luiz, filho e neto de Don Guasque, ambos médicos homeopatas que viveram em Bagé, e ainda as famílias que tiveram origem através de seus descendentes.
Confirmadas as presenças de familiares do Rio de Janeiro, Paraná, Montevideo e outras cidades do Uruguai, assim como de várias cidades de nosso estado
Também teremos as presenças da historiadora Elma Santana - Diretora do Instituto Estadual do Livro, de Henrique Pires - Diretor do Instituto João Simões Lopes Neto, de Luis Carlos Vaz- Mestre em Memória e Patrimônio da UFPel e do Diretor de Patrimônio de Jaguarão, entre outros .
A promoção é do Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Casa de Cultura Pedro Wayne, Secretaria Municipal de Cultura e Família Guasque, contando com o apoio do Museu Dom Diogo de Souza e Centro Histórico Santa Thereza.
Palestra 1 - " Dr. José Luiz Guasque, médico homeopata em Bagé 1907 - 1937 ", com OS bisnetos Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista em São Gabriel - RS, e Maira Belkis Caminha Correa, veterinária, bacharel em Direito em Bagé ( 20 min ).
Palestra 2 - " Guasque Prates - uma das famílias descendentes de Don Guasque ". Mirta Guasque Prates, psicopedagoga de Porto Alegre ( 20 min ).
Palestra3- Dr.Ignácio Guasque e o tratado " Medicina Homeopathica",com Renato Vargas Guasque, advogado patrimonialista de Ponta Grossa -Paraná, e Gerson Luis Barreto de Oliveira ( 30 min ).
Intervalo ( 10 min )
Palestra 4 - " Don José Guasque ", com Renato Vargas Guasque, e Aluisio Guasque Antunes, Procurador Aposentado do Estado do Paraná ( 30 min )
A seguir, a escritora e folclorista gaúcha Elma Sant'Ana faz uma abordagem com " Don José Guasque pela Revolução Farroupilha " e lança o livro " Don Guasque ".
Após, debates com mesa redonda de todos os participantes, e entrega oficial ao NPHTT das Obras Completas da escritora Anna Guasque Moreira Lima ( bisneta de Don Guasque ).
Como vários convidados começam a chegar no sábado, haverá uma programação paralela como sugestão:
Dia 18 –Sábado - Show de Marcello Caminha às 20 30 no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza - Promoção URCAMP e Studio Digital
Dia 19 – Domingo
!6 h - Desfile Temático Revolução Farroupilha
18 h- Encontro na Confeitaria Neisa
21 h - Jantar Velho Capitão
Dia 20- Segunda Feira
9 30 h - Recepção na Casa de Cultura Pedro Wayne - Música nativista -. Violão e voz com Lucas Gross e Exposição de Fotografias de Julinho Pimentel " Campos de Sombra e luz"
10 00 h - Desfile Tradicional de Gaúchos à Cavalo na Av Sete
12 30 h - Almoço na Churrascaria Betemps 20 00 h - Jantar no Madre Maria com música de Julinho Pimentel
Dia 21 - Terça Feira
9 00 h - Embarque em ônibus da Prefeitura para Passeio Cultural pela cidade: Av Sete e Tupi Silveira, Marechal Floriano, General Osório, Catedral, Parte antiga da cidade e Cemitério, Av José Artigas até o início dos Haras de PSI, Complexo Cultural Villa de Santa Thereza.
12 00 - Almoço no Restaurante Betemps
15 00 - Visita ao Museu Dom Diogo de Souza - Exposição " Dois Séculos do Cotidiano de Bagé - Imagem, Poesia e História"
17 00 -Casa de Cultura Pedro Wayne - " Guasqueada no Pampa"
21 00 h - Jantar de Encerramento no Bistro.
A seguir, Mário Lopes entregou as pesquisas que realizou sobre Álvaro José de Godoy, Edmundo Rodrigues, Jardim de Infância Menino Jesus, As múltiplas atividades de Pedro Rubens Wayne, Jubileu de Ouro da Diocese de Bagé, Walter Corrêa Conceição, Padre Roberto Germano, ELAS são nomes de Escolas, Homens de Cor com Marcante Atuação em Bagé, Francisco Garibaldi, Darcy Azambuja e ainda doou ao Núcleo amplo material de diversos autores sobre o trabalho realizado por Mário Lopes ao longo dos anos em que atuou como jornalista e como pesquisador. O Núcleo buscará parcerias para fazer a publicação no próximo ano, sendo que a biografia de Darcy Azambuja e Frederico Petrucci será entregue por ocasião das palestras de outubro e novembro.
José Antonio Marques justifica sua ausência na Guasqueada dizendo que estará acompanhando o Prefeito, o General e o Comandante do MEC numa visita ao Forte de Santa Tecla.
Ainda foi comentado as inúmeras solicitações que o Núcleo tem recebido através do blog, sendo uma delas o convite de Vanessa Abreu Dias que faz Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, para o núcleo participar de seu trabalho “ História e Patrimônio – O Município de Bagé através da fotografia”, onde propõe a criação de um acervo digital do Município. Os integrantes da reunião gostaram da proposta , mas como o Núcleo não possui um acervo fotográfico, já que todos possuem acervos particulares e com muitas cópias doadas ao Museu Dom Diogo, sugerem que a mesma entre em contato com Lala, que faz parte do Núcleo e também atua no Museu. Outra solicitação foi de Niela Bittencourt sobre o Príncipe Custódio. O Núcleo encaminhará correspondência sugerindo uma entrevista com Claudio Boucinhas que possui um amplo trabalho sobre Custódio. Outras solicitações já foram encaminhadas por email aos pesquisadores do Núcleo.
As atividades do Núcleo para o mês de Outubro: Palestras agendadas:
- Dia 19, Heloisa Beckman apresentará “ A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ
- Dia 28 será assinalado o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra de Lygia Azambuja, participação dos alunos da Escola Municipal Darcy Azambuja com poesia sobre o patrono e ainda a Banda da Escola abrilhantando e recebendo o público participante. Na ocasião será distribuída a biografia de Darcy Azambuja feita por Mário Lopes. Elizabeth Fagundes sugere que por ocasião da Palestra sobre Darcy Azambuja, O Museu Dom Diogo faça um convite à Escola para visitarem o Memorial da Medicina de Bagé que possui inúmeros objetos doados pela família do Dr Darcy.
Para Novembro , com palestra marcada para o dia 9, o Núcleo assinala neste ano, o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e para nos falar sobre ele teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Também haverá a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci através de um texto teatral sobre o Patrono e entrega aos presentes a biografia elaborada pos Mário Lopes. Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação da pesquisa sobre “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.
Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro a programação de 2010, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES “, cuja administração foi marcada por ações, apoio e parcerias que trouxeram grande desenvolvimento para Bagé.
Presentes: Mário Nogueira Lopes, Elizabeth Fagundes, José Antonio Marques, Heloisa Beckman, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Hamilton Vaz, José Otávio Gonçalves.