domingo, 12 de setembro de 2010

Guasqueada no Pampa

Promoção:

Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Casa de Cultura Pedro Wayne, Secretaria Municipal de Cultura, Família Guasque
Apoio - Museu Dom Diogo de Souza , Centro Histórico Santa Thereza.
A Guasqueada do Pampa acontecerá neste mês de setembro, em Bagé, e reunirá a Família Guasque , historiadores, professores e interessados para conhecerem, através de depoimentos, a vida e as atividades de Don Guasque, espanhol que veio para o Brasil em 1828 e que andou por Bagé na época da Revolução Farroupilha, de seu filho Ignácio (que editou em 1890 " Medicina Homeopathica", e do neto José Luiz (dono da Pharmácia Humanidades), ambos médicos homeopatas que viveram em Bagé, e ainda sua numerosa descendência.
Confirmadas as presenças de familiares do Rio de Janeiro, Paraná, Montevideo e outras cidades do Uruguai, assim como de várias cidades de nosso estado.
Também teremos as presenças da historiadora Elma Santana - Diretora do Instituto Estadual do Livro, de Henrique Pires - Diretor do Instituto João Simões Lopes Neto, de Luis Carlos Vaz- Mestre em Memória e Patrimônio da UFPel e do Diretor de Patrimônio de Jaguarão, entre outros. 

Programação:

Dia 21 de Setembro- 17 horas, Casa de Cultura Pedro Wayne

Palestra 1 - "Dr. José Luiz Guasque, médico homeopata em Bagé 1907 - 1937 ", com OS bisnetos Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista em São Gabriel - RS, e Maira Belkis Caminha Correa, veterinária, bacharel em Direito em Bagé ( 20 min ).

Palestra 2 - " Guasque Prates - uma das famílias descendentes de Don Guasque ". Mirta Guasque Prates, psicopedagoga de Porto Alegre ( 20 min ).

Palestra 3 - Dr. Ignácio Guasque e o tratado " Medicina Homeopathica ", com Renato Vargas Guasque, advogado patrimonialista de Ponta Grossa -Paraná, e Gerson Luis Barreto de Oliveira ( 30 min ).

Intervalo ( 10 min )

Palestra 4 - " Don José Guasque ", com Renato Vargas Guasque, e Aluisio Guasque Antunes, Procurador Aposentado do Estado do Paraná ( 30 min )

A seguir, a escritora e folclorista gaúcha Elma Sant'Ana faz uma abordagem com " Don José Guasque pela Revolução Farroupilha " e lança o livro " Don Guasque ".

Após, debates com mesa redonda de todos OS participantes, e entrega oficial ao NPHTT das Obras Completas da escritora Anna Guasque Moreira Lima ( bisneta de Don Guasque ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário