Aos quinze dias do mês de março de dois mil e onze, reuniram-se os integrantes do Núcleo de Pesquisa Históricas Tarcísio Taborda para realizarem sua reunião mensal e tratar de diversos assuntos. Inicialmente fizeram uma avaliação do trabalho que o Núcleo tem realizado e que darão continuidade neste ano, ficando evidente a enorme contribuição à comunidade através da programação oferecida como palestras, reuniões, exposições e serviços, especialmente na preservação de datas, fatos e nomes importantes da história de Bagé, e que neste ano deverá ser especial já que Bagé comemora 200 Anos. Foi destacada a enorme contribuição prestada por Mário Lopes através da entrega de inúmeras biografias de pessoas que ainda não tiveram seu histórico de vida pesquisado e que muito contribuíram para o desenvolvimento de Bagé nas mais destacadas áreas. A seguir relacionamos a lista completa de biografias já entregues, num total de trinta e cinco:
Jorge Sune Grillo – O Médico do Coração dos Bageenses
Túlio Lopes – Um Homem DA Comunidade
Preto Caxias – O Protótipo DA Caridade
Emílio Guilayn – Um Homem de Visão
Vida e Obra de Attila Taborda
Alvaro José de Godoy
Edmundo Rodrigues
As Múltiplas Atividades de Pedro Rubens Wayne
Walter Correa Conceição
Padre Roberto Germano – O Sacerdote, O Mestre Admirado
Carlos Antonio Kluwe – Um Médico Preocupado com a Educação DA Juventude
Maria Mércio carneiro e Cartas de Rosemarie
O Austero Prefeito José Wilson Barcellos
As Manifestações Artísticas de Henrique Tobal
Attila Sá Siqueira – Cultor das Tradições Gaúchas
Cândido Norberto – O Comunicador, O Político
João Alves Ribeiro – Jornalista Símbolo de Bagé
.Sedenir Martins – De Mascate a Deputado
Turíbio Alcalde – Craque de Bola e de Boticão
.A Expressiva Ação Comunitária de Darcy Barcellos
Iwar Beckman – Pai do Trigo Nacional
Professora Melanie Granier – Uma Vida Dedicada ao Ensino
José Carrion Móglia – Um Benemérito de Bagé
A Grande Popularidade de João Batista Fico
Francisco Garibaldi
Centenário de Nascimento do Insigne Médico Darcy Azambuja
Centenário de Nascimento do Inesquecível Professor Petrucci
Centenário de Nascimento do Almirante Bageense Galvão Areias
Centenário de Nascimento do Presidente Emílio Médici
Homens de Cor com Marcante Atuação em Bagé
Elas São Nomes de Escolas
Jardim de Infância Menino Jesus
Jubileu de Ouro DA Diocese de Bagé
Cem Anos de Futebol em Bagé
Rotary em Bagé
Também foi comentado o encaminhamento de dois projetos à Comissão dos 200 Anos para que os mesmos sejam analisados e se aprovados, deverão ser financiados. O primeiro refere-se à confecção dos painéis do projeto Ritos e Afetos e o segundo solicita a edição do livro de biografias ( pesquisa de Mário Lopes) com um total de 400 livros, sendo 200 para a Prefeitura distribuir nas Escolas, bibliotecas, etc. e os outros 200 seriam entregues ao autor. O Núcleo e a Prefeitura fariam o lançamento com sessão de autógrafos. Como ainda não recebemos resposta, solicitamos uma reunião com o Coordenador dos 200 Anos, Pablo Lisboa, e que foi agendada para a próxima segunda feira, dia 21, às 14 horas.
José Otávio Gonçalves sugere que o Núcleo busque parcerias para a publicação dos desenhos de Attila Siqueira com a biografia escrita por Mário Lopes. A Curadoria e apresentação seria de Eron Vaz Mattos já que o mesmo possui um vasto registro das obras de Attila. A sugestão foi aprovada por todos os presentes
A seguir o Núcleo manifestou à Lala Pêgas a vontade de ter um espaço no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo, já que estava instalado lá, pois apesar de termos uma sala cedida pela Prefeitura na Casa de Cultura, a mesma serve para guardar o acervo, pois é pequena para outras atividades e sabemos que a Casa também necessita de mais espaços. Lala deverá levar essa vontade do Núcleo à Reitora, pois acredita que é do interesse de todos que o Museu abrigue um grupo importante de pesquisadores, historiadores e pessoas ligadas à cultura.
A seguir, Cássio Gomes, de Candiota, conta do Núcleo de Pesquisa que se formou lá e sugere uma Ida de todos nas comemorações dos 10 Anos do Núcleo de Camaquã, formado à exemplo do de Bagé.Todos acharam muito interessante e sugerem que se alugue uma Van para que possamos passar o dia conhecendo pontos turísticos e o trabalho realizado naquela cidade.
Também se falou da enorme preocupação com a destruição do belíssimo patrimônio arquitetônico de Bagé e a necessidade do inventário patrimonial que tramita na Câmara. Ficou acertado que o Núcleo assinará junto com o documento elaborado pelo ECOARTE e que será enviado aos vereadopres sensibilizando para esse problema de perda de nossas referências arquitetônicas e identidade patrimonial
Ainda falou-se da vasta biblioteca de Clóvis Assumpção . O pensamento de todos é que a mesma deve ser preservada, que fique em Bagé, e foi sugerido o Arquivo Público. Se fará contatos com os familiares para saber o destino que pretendem dar à mesma.
Na próxima reunião se trará sugestões para que seja assinalado centenários de nascimento. Mário Lopes lembrou o Centenário do Colégio Melanie Granier, considerado relevante pelos presentes
Quanto à organização do Ciclo de Palestras sobre a História de Bagé 200 Anos , Lala Pêgas ficou encarregada de ver a possibilidade do mesmo ser organizado com o Museu Dom Diogo/ Urcamp.
Nada mais havendo a tratar, foi combinado um novo encontro na Casa de Cultura, na próxima segunda feira, às 13:30 para irmos às 14 horas na reunião agendada com a Comissão dos 200 anos.
Presentes: Mário Lopes, Neiva Brito, Hamilton Vaz, José Antonio Marques, Cármen Barros, Lala Pêgas, Heloisa Beckman, Elaine Tonini, Saviniano Infantini, Felipe Lima, Cássio Gomes, José Otávio Gonçalves,
È O bicentenário do meu bisavo Galvão Areias e não centenario ele nasceu em 1875 mais obrigado por lembrar dele.
ResponderExcluir