sexta-feira, 5 de agosto de 2011

NPHTT - ATA Nº 28

Aos dois dias do mês de agosto de dois mil e onze, na Casa de Cultura Pedro Wayne, participantes do Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda reuniram-se para tratarem diversos assuntos. Inicialmente foi tratada a homenagem através da “Exposição do Acervo de Mário Nogueira Lopes”, promovida pelo Museu Dom Diogo de Souza com a participação do Núcleo e que está marcada para o dia 25 de Agosto.Vários integrantes do Núcleo já participaram de reuniões na casa de Mário e deram início à seleção do material a ser exposto. Esse valioso acervo, pela sua importância histórica, integrará, brevemente, a Sala de Comunicação do Museu. Ficou acertado que o Núcleo mandará fazer painéis medindo 1,00m x 0,80m cm contando os principais acontecimentos na trajetória de Mário. A coordenação desse trabalho será de Heloisa Beckman. Os convites serão enviados por email já que o Museu ( Urcamp) possui listagem oficial de autoridades, imprensa, etc. Na ocasião será servido um coquetel, assim como será apresentado um vídeo sobre Mário Lopes

A seguir, foi discutido o livro de biografias de Mário Lopes. Houve um entendimento de que o livro não deve ser editado em partes, e sim, que seja uma grande publicação com todos os nomes que Mário já pesquisou, condizente com os 200 Anos de Bagé. e que o Núcleo seja parceiro da Prefeitura no pagamento, buscando recursos para pagar a metade do valor, assim como ficará com a metade dos livros. Essa nova proposta será apresentada ao Secretário de Cultura Sapiran Brito.

Foi solicitado aos presentes, pequenos textos de pesquisas e trabalhos para publicação. Maria Contreiras concordou e vai escrever sobre o Bosque do Palacete Pedro Osório que recebe o nome de seu pai, Eduardo Contreiras Rodrigues. Elaine Tonini Bastianello também participará com textos sobre o Cemitério de Bagé. Adauto Simões Pires fará um breve relato sobre a família Simões Pires. Heloisa Beckman sobre a origem da Família Ustárroz em Bagé. Eliane Huber também disponibilizará textos que escreveu sobre o IMBA, Carmen Barros falou que organiza há bastante tempo um levantamento com pesquisa dos artistas plásticos em Bagé. Mário Lopes lembra que Heloisa , Lala e ele estão pesquisando Henrique Tobal. Heloisa disse que para o próximo ano pesquisará o trabalho de sua mãe , a artista plástica Rachel Beckman e que junto com Mário Lopes organizará uma apresentação em DVD sobre Emílio Guilayn, por solicitação da Sociedade Espanhola de Bagé, e assim, verificou-se, com alegria, entre os presentes, que muitas pessoas do Núcleo sabem o quanto é importante o registro da história e dedicam-se à pesquisa.

Elaine Tonini Bastianello convida para a próxima terça feira, às 17:30 h, quando apresentará, na Casa de Cultura, “José Martinez – Do Anonimato à Perpetuidade”. Heloisa diz que no dia 18, na Câmara de Vereadores, apresentará, em Sessão Solene pelo Dia do Patrimônio “ Henrique Tobal – Um Gênio Espanhol em Bagé”, e que o mesmo trabalho será apresentado dia 11, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza junto com a Arquiteta Fátima Barbosa que falará sobre “ A Arquitetura de Tobal”

Foi lembrado que hoje, em Porto Alegre, acontece a exposição “ Bagé 200 Anos- História e Memória”, no Memorial do Rio Grande do Sul,, proposta da Vereadora e integrante do Núcleo Jussara Carpes, e que o Núcleo participa no apoio da elaboração dos textos e fotografias cedidas, e também com a exposição “ Dois Séculos do Cotidiano”.

Encerrando a reunião, combinou-se novo encontro na próxima sexta feira, às 14 h na casa de Mário Lopes, para dar continuidade ao trabalho de seleção do material a ser exposto no Museu.

Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião. Presentes: Mário Lopes,Maria Luiza Pegas, Elaine Tonini Bastianello, Cármen Barros, Maria Contreiras, Adauto Simões Pires, Eliane Huber, Heloisa Beckman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário