sexta-feira, 20 de maio de 2016

Mão Preta (Preto Caxias)

Por: Diones Franchi

Maximiliano Domingos do Espírito Santo, o popular Preto Caxias, conhecido também como Mão Preta foi um filantropo e enfermeiro que se destacou com seu trabalho de caridade na cidade de Bagé e região.
Mão Preta era um homem simples, que nasceu no Rio de Janeiro em 1808 e veio, para Bagé, servir ao exército brasileiro no 8º batalhão de infantaria. Ao sair do exército em 1847 permaneceu na cidade até o final de sua vida, vindo trabalhar na Santa Casa de Caridade de Bagé como enfermeiro. A história conta que o milagreiro era uma pessoa muito benemérita e que viveu seu tempo integral no auxílio de doentes e familiares. 
Preto Caxias trabalhava desde a portaria até os quartos e cuidados com os adoentados. Ele morreu com cerca de 80 anos e, quando esteve doente, foi o único a receber a ilustre visita da Princesa Isabel e um aperto de mão da nobre princesa.,Segundo alguns pesquisadores o aperto de mão poderia poderia ser de seu marido o Conde D'Eu, já que uma princesa não apertaria a mão de um plebeu como reza a tradição monarca. 
Outro fato conta que Mão Preta resolveu ir à Igreja de São Sebastião quando a Princesa Isabel esteve presente. O Pároco Reverendo Bitencourt recebeu a filha do imperador Dom Pedro II na porta da igreja e apresentou Mão Preta dizendo “Este é o Preto Caxias alma mais caridosa da região”. 
O tratamento recebido, pela princesa e também por toda nobreza, simbolizou a igualdade racial. Considerado na época uma situação incomum, em período de escravidão, onde todos eram muito cheios de preconceitos. 
A provável visita da princesa em seu leito no hospital da Santa Casa de Caridade de Bagé, também quando doente e o famoso aperto de mão, seria uma informação para simbolizar e mortalizar o fim das diferenças, fato que teria sido destaque nacional nos jornais da época. Mão Preta está sepultado em ala nobre do Cemitério da Santa Casa de Caridade de Bagé, próximo ao túmulo do General Antônio de Souza Neto. O túmulo do Mão Preta fica na parte principal da entrada do cemitério e é muito visitado pela comunidade que acredita em seus milagres. Pela benemerência e o auxílio à comunidade, acabou se tornando santificado. O nome Preto Caxias, se deve a ele ter acreditado nos ideais do Barão de Caxias, mas com o tempo o nome que predominou foi o nome de Mão Preta.
Até os dias de hoje muitas pessoas o veneram e seu túmulo é muito visitado, lhe atribuindo muitas graças.
Maximiliano faleceu em 1º de julho de 1888, o mesmo ano da abolição da escravidão no Brasil.

Mausoléu de Preto Caxias e o aperto de mão com a Princesa Isabel

Um comentário:

  1. Queria fazer uma entrevista para escola sobre este homem com algum familiar tem como ser possível?

    ResponderExcluir