quarta-feira, 15 de junho de 2016

O Major Jorge Reis

Por: Tarcísio Taborda
Logo nos primeiros meses de circulação manteve o Correio do Sul uma secção denominada “Petit Cinema”, a cargo de Eclair, que fazia “charges” poéticas das figuras locais. Na edição de 18 de novembro de 1914, a “charge” XXXII retratava o velho historiador de Bagé, nos seguintes versos:

“Alferes honorário, por um lado,
Major, por outro lado, da briosa.
É velho e de moreno carregado.
Nossas datas comenta em boa prosa.

Da intendência, caríssimo leitor,
Ele é funcionário inteligente,
Tem uma veia de historiador,
Usa um PORRETE de assustar a gente”.


Jorge Reis nasceu em Bagé, no dia 26 de junho de 1853, sendo filho do português Francisco José da Silva Reis e de Aurora Gonçalves Reis.
Inteligente, inquieto, cedo matriculou-se na aula do sexo masculino do Mestre Porto, o mais famoso e dedicado professor do seu tempo. Aí esteve durante seis anos e aí foi submetido a exame por D. Pedro II. O nosso imperador visitava Bagé em outubro de 1865 e, como de hábito, dedicava a maior parte do tempo a inspecionar as escolas e conversar com professores e alunos. O Conde d`Eu em seu diário de viagem comenta essa visita e o próprio Jorge Reis, em seu livro “Homens do Passado”, fala do episódio.
A vibração cívica daqueles dias, em que o Brasil estava em guerra contra o Paraguai, tirou Jorge Reis da escola para sentar praça no 5° Regimento de Cavalaria, onde logo atingiu a graduação de Alferes.
Dedicou-se ao jornalismo e à advocacia, foi político liberal e escreveu duas obras fundamentais para a história de Bagé.
Como jornalista, fundou o “Cruzeiro do Sul”, folha imparcial, consagrada a defesa dos interesses locais, além de ter sido redator da “União Liberal”, de propriedade de Silveira Martins.
Como advogado, teve ativa vida forense, e exerceu as funções de procurador do Município e de auxiliar do Procurador Geral da República, além de ter exercido a promotoria pública, como substituto.
Como político, foi ativo pregador das ideias liberais, propugnou e fez campanha pela abolição da escravatura e integrou-se entre os propagandistas da república, tendo participado do Congresso Republicano de 1883.
Exerceu as funções de Secretário da Câmara de Vereadores.
Quando da Revolução Federalista de 1893, esteve no Cerco de Bagé, e por sua dedicação em defesa da legalidade, recebeu do Marechal Floriano Peixoto, Presidente da República, a Patente de Major Honorário do Exército Brasileiro.
Destacada figura de nosso meio social, integrou diretorias de muitas instituições sociais e beneficentes.
Foi Diretor da Instrução Pública, Delegado de Polícia e, sobretudo, o historiador de Bagé.
Pela imprensa divulgava fatos de nosso passado e em seus dois livros “Apontamentos Históricos e Estatísticos de Bagé” e “Homens do Passado”, imortalizou a vida de nossa cidade.
Foi um grande servidor de nossa terra, foi um grande pregador de ideias liberais, foi a melhor testemunha de nosso passado.
Jorge Reis faleceu em Bagé, aos 71 anos de idade, no dia 16 de abril de 1924.

Artigo publicado no Correio do Sul em 4 de setembro de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário