quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NPHTT - Ata 20

Aos tres dias do mês de agosto do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem das próximas atividades, ações, palestras e projetos para este ano e para 2011 e que sejam de interesse e enriquecimento cultural da comunidade .
Inicialmente foi atualizado o Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês, já que a programação foi ampliada. A palestra de Agosto, no dia 10, integrará também a programação do Memorial da Câmara relativa às atividades no mês dedicado ao Patrimônio. Será palestrante a psicóloga Maria Helena Marques Dias que abordará o nosso patrimônio imaterial : “O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade" . A exposição “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História” também fará parte dessa programação e estará em exposição no saguão da Urcamp, de 10 a 16. As responsáveis pela exposição na Universidade serão as professoras Carmen Barros (Curso de Artes) e Lia Quintana (Arquitetura). Após esse período,no dia 17 a exposição irá para o Porão do Palacete Pedro Osório e fará parte da programação da Secretaria de Cultura e Prefeitura relacionada ao Patrimônio. Em Setembro, a mesma exposição será montada no Museu Dom Diogo de Souza por ocasião da Guasqueada no Pampa, já que uma das fotos expostas refere-se à Família de Ignácio e José Luís Guasque e na programação cultural que será preparada para os participantes está incluída a visitação ao Museu .
Em Setembro , dia 21, acontecerá na Casa de Cultura Pedro Wayne, às 17 h a Mesa Redonda “GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1828, sua passagem pela Revolução Farroupilha, sua permanência no sul, seu filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé. A pesquisadora Elma Santana estará entre os palestrantes e logo após o encontro lançará seu recente livro sobre Don Guasque. Inúmeras presenças já confirmadas do Uruguai, Rio de Janeiro, Paraná, etc. O Núcleo buscará parceria com a Secretaria de Cultura para a realização do evento, encaminhando correspondência solicitando ônibus para um passeio turístico- cultural , etc.
Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ ", abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ. No dia 28 será assinalado o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra realizada por sua filha Lygia Azambuja. Na ocasião será distribuída a biografia de Darcy Azambuja com pesquisa de Mário Lopes.
Para Novembro , dia 9, uma palestra com Lígia Antonela Petrucci, assinalando o Centenário de Nascimento de seu pai Frederico Petrucci transcorrido neste ano, e no dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano, com a apresentação de “AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.
Para as palestras sobre os cem anos de nascimento de Darcy e Petrucci o Núcleo entrará em contato com a Secretaria Municipal de Educação para que as escolas que levam seus nomes realizem trabalhos sobre os Patronos, e as mesmas também serão convidadas para as palestras.
Em Dezembro, dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES ", cuja administração foi marcada por um Grande desenvolvimento em Bagé, como a iluminação pública, o calçamento da Av. 7 de setembro, Ponte do Guilayn, construção da Hidráulica,doação de terreno para a Exposição Feira de Bagé, convite aos padres salesianos e as irmãs franciscanas para implantação do colégio dos padres e das freiras, e muito mais.
A seguir , Jussara Carpes convidou para as atividades propostas pelo Memorial da Câmara na Semana do Patrimônio, especialmente para a Sessão Solene do dia 16. Ficou acertado que José Otávio representará o Núcleo. Também tratou-se da publicação de painéis com postais antigos de nossa cidade, numa parceria Museu Dom Diogo de Souza, Núcleo Tarcísio Taborda e Memorial da Câmara, neste mês.
Passou-se então a tratar da próxima exposição de fotografias para 2011. Após debate, ficou acertado que no primeiro semestre o Núcleo realizará uma exposição cujo tema será vinculado a ritos religiosos como Casamentos, Bodas, Batizados, Primeira Comunhão, Procissões. A sugestão é que se elabore um projeto para ser encaminhado à Comissão que trata dos 200 Anos de Bagé, no segmento de Arte, Memória e Patrimônio para buscar-se patrocínio. A exposição terá como título “ RITOS E AFETOS”.
Para o segundo semestre será a vez do patrimônio construído, e sugerido por Mário Lopes “RECORDANDO BAGÉ ANTIGA”. Mário também entregou a listagem de vários prédios que deveriam ser contemplados na Mostra. Foi sugerido que esse evento seja construído e patrocinado pelo Memorial da Câmara, já que trata do resgate e preservação do patrimônio,em forma de painéis, pois proporcionam exposições itinerantes . A data de inauguração será agosto de 2011, no mês em que é evidenciado o patrimônio material e imaterial.
As datas para as próximas reuniões serão: 14 de setembro, 5 de Outubro, 9 de Novembro e 7 de Dezembro, sempre às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
Presentes na Reunião: Carlinhos Peduzzi, Davi Ulisses Simões Pires, Elaine Tonini, José Otávio Gonçalves, Mário Lopes, Heloisa Beckman, Lala Pêgas, Jussara Carpes, Neiva Brito, José Antonio Marques e Maria Contreiras. Nada mais havendo a tratar de imediato, foi encerrada a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário