segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reunião e Programação do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda

Na terça feira, dia 3, os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda realizam sua reunião mensal para tratarem diversos assuntos. Entre eles, a programação elaborada e já confirmada das palestras abertas à comunidade para o segundo semestre deste ano.
Em Agosto, no dia 10, a convidada é a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade", abordando nosso patrimônio imaterial no mês dedicado ao Patrimônio .
Em Setembro, dia 21 , acontecerá a esperada Mesa Redonda- “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes já confirmados de vários estados do Brasil e do Uruguai e que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1828 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. A pesquisadora Elma Santana participará das palestras e lançará a biografia de Don Guasque nessa ocasião.
Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresenta “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ, no mês em que celebramos com a etnia espanhola o "Dia da Hispanidade". Ainda em Outubro, no dia 28, o Núcleo assinala o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com uma pesquisa apresentada por sua filha Lygia.
Para Novembro, marcada para o dia 9, uma palestra onde o Núcleo assinala neste ano o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e para nos falar sobre ele teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.
Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES", cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.
Entre os assuntos a serem tratados: escolha do tema para a próxima exposição de fotografias em 2010 , o agendamento e encaminhamento da exposição "Dois Séculos do cotidiano de Bagé - Imagem, Poesia e História", a organização das palestras através da distribuição de tarefas , como a busca de apoio e a organização de um passeio cultural com visitantes, e sugestões de palestras para o próximo ano pois algumas sugeridas já foram confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário