Na terça feira, dia 3, os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda realizam sua reunião mensal para tratarem diversos assuntos. Entre eles, a programação elaborada e já confirmada das palestras abertas à comunidade para o segundo semestre deste ano.
Em Agosto, no dia 10, a convidada é a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade", abordando nosso patrimônio imaterial no mês dedicado ao Patrimônio .
Em Setembro, dia 21 , acontecerá a esperada Mesa Redonda- “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes já confirmados de vários estados do Brasil e do Uruguai e que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1828 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. A pesquisadora Elma Santana participará das palestras e lançará a biografia de Don Guasque nessa ocasião.
Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresenta “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ, no mês em que celebramos com a etnia espanhola o "Dia da Hispanidade". Ainda em Outubro, no dia 28, o Núcleo assinala o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com uma pesquisa apresentada por sua filha Lygia.
Para Novembro, marcada para o dia 9, uma palestra onde o Núcleo assinala neste ano o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e para nos falar sobre ele teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.
Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES", cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.
Entre os assuntos a serem tratados: escolha do tema para a próxima exposição de fotografias em 2010 , o agendamento e encaminhamento da exposição "Dois Séculos do cotidiano de Bagé - Imagem, Poesia e História", a organização das palestras através da distribuição de tarefas , como a busca de apoio e a organização de um passeio cultural com visitantes, e sugestões de palestras para o próximo ano pois algumas sugeridas já foram confirmadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário