segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NPHTT - Ata 22

Aos cinco dias do mês de outubro de dois mil e dez,o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda realizou sua reunião mensal tratando diversos assuntos.José Antonio Marques comenta o PROJETO AMBIENTAL NASCENTE DO RIO NEGRO. A intenção é realizar uma parceria com a Prefeitura de Hulha Negra, Rotary Bagé Campanha e Núcleo Tarcísio Taborda para a colocação de placas de identificação nas nascentes na região e assinalar os aspectos históricos da bacia do Rio Negro (que possui 750 km de extensão e nasce na Hulha Negra) O projeto também inclui a demarcação e revitalização da área da Lagoa da Música.Contou que após a visita ao local do Forte de Santa Tecla houve a limpeza da área pelo 3º R C Mec. Como integrante do Núcleo realizou uma palestra sobre o Forte de Santa Tecla na reunião do Rotary Clube Bagé Campanha.

A seguir foi discutida a solicitação da Secretária de Cultura Roséli Safons para uma parceria da Secretaria com o Núcleo na elaboração de uns 30 painéis contando a história de Bagé em seus duzentos anos. O Núcleo fica responsável pela pesquisa dos textos, e as fotos que serão incluídas será em parceria com o Museu Dom Diogo de Souza. A confecção dos painéis ficará com a Secretaria. Mário Lopes diz que na próxima reunião apresentará sugestão dos itens que deverão contar nos painéis.
A exposição “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé” que já esteve na Casa de Cultura Pedro Wayne , URCAMP, Palacete Pedro Osório, Escola Justino Costa Quintana e Museu Dom Diogo de Souza, será apresentada na Sociedade Espanhola de Bagé no dia 12 de Outubro, por ocasião do Dia da Hispanidade e posteriormente será encaminhada para a Câmara de Vereadores de Bagé.
A seguir, Mário Lopes entregou novas pesquisas que realizou sobre pessoas que ainda não foram contempladas com biografias: "Jorge Sune Grillo – O Médico do Coração dos Bageenses”, “Túlio Lopes – Um Homem da Comunidade”, “Pedro Caxias – O Protótipo da Caridade”, “Professora Mélanie Granier – Uma Vida Dedicada ao Ensino”, “Emílio Guilayn – Um Homem de Visão”, “Vida e Obra de Attila Taborda”, “Centenário de Nascimento do Presidente Médici”, além de Álvaro José de Godoy, Edmundo Rodrigues, Jardim de Infância Menino Jesus, As múltiplas atividades de Pedro Rubens Wayne, Jubileu de Ouro da Diocese de Bagé, Walter Corrêa Conceição, Padre Roberto Germano, ELAS são nomes de Escolas, Homens de Cor com Marcante Atuação em Bagé, Francisco Garibaldi, e Darcy Azambuja entregues na última reunião. Ézio Sauco entregará esse material digitalizado para posterior publicação nos 200 Anos de Bagé. Mário sugere a inclusão de uma ou duas fotos em cada um deles (acervo Núcleo e Museu Dom Diogo) e que a ordem seja alfabética. Uma cópia da biografia de Darcy Azambuja e Frederico Petrucci será entregue por ocasião das palestras de outubro e novembro.
Elaine Tonini conta que apresentará em Paysandú no Encontro Ibero Americano de Estudos Cemiteriais o trabalho “Arte Cemiterial – proposta pedagógica em Educação Patrimonial”.
Heloisa convida para a exposição “Mantos de Silêncio” no próximo dia 8, e para o filme “Grandes Mestres”- que conta a história do grande artista bageense Danúbio Gonçalves, cujo lançamento em Bagé será no dia 19 de outubro.
Passou –se às atividades do Núcleo para o mês de Outubro: Palestras agendadas:

Dia 19, Heloisa Beckman apresenta “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ”, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ

Dia 28 - Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra de Lygia Azambuja e participação dos alunos da Escola Municipal Darcy Azambuja com poesia sobre o patrono e ainda a Banda da Escola.

Para novembro , com palestra marcada para o dia 9, o Núcleo assinala o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e quem nos fala sobre ele é sua filha, Ligia Antonela. Também haverá a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci através de um texto teatral sobre o Patrono e o Núcleo entregará aos presentes a biografia elaborada por Mário Lopes. 




Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação da pesquisa sobre “AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.

Em Dezembro , dia 14, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES".





A reunião foi encerrada e numa parceria do Núcleo com a Associação Pró Santa Tereza houve a palestra de Claudio Boucinha sobre Visconde de Ribeiro Magalhães, assinalando seu nascimento em 5 de outubro de 1841, em Portugal

Presentes: Mário Nogueira Lopes,José Antonio Marques, Maria Contreiras,Heloisa Beckman, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Carlinhos Pedizzi, Maria Luiza Pêgas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário