domingo, 12 de dezembro de 2010

NPHTT - Ata 23

Aos sete dias do mês de dezembro de dois mil e dez,o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda realizou sua reunião mensal tratando diversos assuntos. Inicialmente fizeram uma avaliação do trabalho realizado pelo núcleo neste ano, ficando evidente a enorme contribuição à comunidade através da programação oferecida como palestras, reuniões, exposições e serviços, especialmente na preservação de datas, fatos e nomes importantes da história de Bagé, como as homenagens nos centenários de Nascimento de Darcy Azambuja e Frederico Petrucci.
Foi destacada a enorme contribuição prestada por Mário Lopes através da entrega de mais de trinta biografias de pessoas que ainda não tiveram seu histórico de vida pesquisado e que muito contribuíram para o desenvolvimento de Bagé nas mais destacadas áreas.
A seguir, foi aprovado por todos os presentes os principais fatos relacionados por Mário Lopes e que contam a história de Bagé em seus 200 anos, solicitado pela Secretária de Cultura Roséli Safons para a elaboração de 30 painéis com fotografias para exposição itinerante no próximo ano. Cópia dessa relação será entregue a Carlinhos Peduzzi e Maria Luiza Cardoso Pêgas para fazerem um levantamento fotográfico do material disponível, que será posteriormente anexado à iconografia e ilustração dos painéis.
Também foi comunicado pela Presidente que o núcleo encaminhou dois projetos à Comissão dos 200 anos para que os mesmos sejam analisados. Se aprovados, deverão ser financiados. O primeiro refere-se à confecção dos painéis do projeto Ritos e Afetos e o segundo solicita a edição do livro de biografias ( pesquisa de Mário Lopes) com um total de 400 livros, sendo 200 para a Prefeitura distribuir nas Escolas, bibliotecas, etc. e os outros 200 seriam entregues ao autor. O Núcleo e a Prefeitura fariam o lançamento com sessão de autógrafos.
Ainda foi lembrado que o próximo ano assinala , em Fevereiro, 210 Anos de Nascimento de Antonio de Souza Neto, em Maio os 110 Anos da morte de Dr Penna, em Julho, 110 Anos da Morte de Gaspar Silveira Martins e ainda o Centenário do Colégio Melanie Granier. Foi sugerido que José Otávio Gonçalves, Elizabeth Fagundes e Aluísio Budó, respectivamente, façam um pequeno texto para ser publicado nos jornais. O Centenário deverá ser tratado posteriormente, buscando-se a parceria de alunos.
Quanto à organização do Ciclo de Palestras sobre a História de Bagé 200 Anos, ficou decidido que em março será discutido o formato,
Ainda sugerido que o Núcleo encaminhe correspondência à srª Lia Quintana, parabenizando-a pela posse como Reitora da Urcamp e solicitando que o Museu Dom Diogo de Souza realize uma exposição pública da PEDRA DA LUA , presente do Presidente Nixon ao Presidente do Brasil Emílio Garrastazú Médice e que foi destinada pelo Presidente para o Museu de sua cidade natal, Bagé. Sugere que esse fato seja visto como um grande acontecimento nos 200 anos da cidade, já que há muito tempo essa pedra encontra-se guardada a sete chaves , tendo ficado no imaginário de alguns e totalmente desconhecida pelas novas gerações.
Encerrada a reunião os participantes fizeram a confraternização de final do ano.

Presentes: Mário Lopes, Aluísio Budó, Ézio Sauco, Neiva Brito, Hamilton Vaz, José Antonio Marques, Cármen Barros, Eliane Lima, Maria Contreiras, Lala Pêgas, Heloisa Beckman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário