terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A cultura dos blogs

Criado com intuito de resgatar de forma atual o velho habito de escrever no diário, o Blog logo se tornou o estopim da descentralização da informação e do entretenimento, tendo desde o início uma grande adesão de jovens e jornalistas, estes últimos permanecendo até os dias de hoje com grande representatividade na blogosfera. Já os jovens deixaram de lado o diário virtual por sites de relacionamento, que proporcionam uma maior interatividade entre os membros. A herança de toda essa atividade virtual foi à grande emigração - por grande parte das novas gerações – da pesquisa bibliográfica para a pesquisa, quase exclusiva, via internet.
Contudo os blogs cada fez mais se profissionalizam, buscando fontes, novas informações, curiosidades e propagando ideias, pois estes sites possuem uma abrangência de nível mundial. Muitos blogueiros, nome dado a quem escreve os artigos, ainda optam por abordar temas peculiares a sua região de origem, além de resgatar histórias e notícias dos folclores locais.
Em Bagé, cidade tão rica em história, notícias, com um folclore gigantesco e terra de grandes jornalistas, os profissionais e os jovens nunca se adaptaram de forma informativa a está ferramenta já não muito nova, os poucos que dela usufruíram permaneceram tão somente nos caminhos da divulgação de seus próprios pensamentos, voltando-se apenas para a função jornalística há muito pouco tempo. Não sabem estes jovens, jornalistas, professores ou não, que estão compartilhando e colaborando para educação de centenas de milhares de adolescentes e adultos que procuram referências sobre nossa cidade e nosso cenário cultural.
Aos que não crêem uma rápida pesquisa no número de visitantes em páginas que mencionem pessoas e fatos marcantes da nossa cidade, pode confirmar. Como os subsídios informativos na rede mundial de computadores são escassos, blogs como o da turma de 1976 do Colégio Auxiliadora, do poeta Manoel Ianzer (Bagé além da fronteira), Blog de Edson Larronda e o Blog dos ex-alunos da escola Carlos Kluwe (Velha Guarda Carlos Kluwe), são constantemente visitados por pessoas do mundo inteiro, algumas a procura de informações e a título de conhecimentos, outras bageenses e familiares tentando aliviar a saudade e enriquecer o filão da memória.
Vemos, só então, que nos e o mundo queremos ainda mais, restabelecer fortemente os laços com o “controvertido e largo território da sensibilidade”.
Ézio Sauco
eziosauco@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário