domingo, 17 de julho de 2016

Dom Diogo de Souza - O Fundador de Bagé

Por: Diones Franchi

Dom Diogo de Souza nasceu em 17 de maio de 1755 em Lisboa. Era filho de Dom João de Souza, Marechal de Campo e Dona Joaquina Leite Cerqueira de Medeiro Pestana. Pertencia a uma família que precedia dos primeiros chefes guerreiros, que se estabeleceram em terras conquistadas pela nobreza portuguesa. Era casado com Dona Ana Cândida de Sá Brandão.
Dom Diogo Martim Afonso de Souza Telles, Conde de Rio Pardo era Doutor em Matemática pela Universidade de Coimbra e General do Exército Português, já tendo sido Capitão General em Moçambique (1793-1799) e Capitão General do Maranhão (1799 – 1804). Veio para o Rio Grande do Sul para uma missão militar, onde desenvolveu melhorias na capital Porto Alegre. 
Em 19 de setembro de 1807 foi nomeado primeiro Capitão General da Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul. Suas principais obras admirativas no Rio Grande do Sul ocorreram na contribuição e fundação dos municípios de Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Rio Pardo, Rio Grande e Bagé.
Foi durante suas administração que ocorreram os movimentos revolucionários das colônias espanholas do Prata, o que levou o governo português a intervir em Montevideo e Buenos Aires.
Sua missão era garantia a posse da Capitania de São Pedro, denominando assim o exército pacificador.
Em  17 de julho de 1811 em sua passagem pela região de Bagé em direção a Montevidéu acampou com o seu exército, onde muitos ficaram por estarem doentes e assim se estabeleceram nestas terras.
Em 1815 Dom Diogo recebeu o titulo de Conde de Rio Pardo, como recompensa de sua grande capacidade organizadora e disciplinar no Rio Grande do Sul.
Faleceu em Lisboa em 12 de julho de 1829, deixando um legado para a história do Brasil e do Rio Grande do Sul.


PARABÉNS BAGÉ - 205 ANOS

NPHTT - 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário