segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ata NPHTT

Ata 19

Aos seis dias do mês de Julho do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem de ações, palestras e projetos de interesse e enriquecimento cultural .
Inicialmente foi atualizado o Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês, já que a programação foi ampliada. Em Julho, o evento “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ I –IMAGEM, POESIA E HISTÓRIA”, marcada para o dia 13 de julho,às 19 h na Casa de Cultura Pedro Wayne e integrando o Calendário de Eventos das comemorações da Semana do Município. O elaboração do convite ficou com Lula Barros e os custos sob a responsabilidade da Prefeitura, sendo que o resultado gráfico foi muito apreciado pelos presentes. A prefeitura também disponibilizará a iluminação necessária para a apresentação do Grupo Teatral de Santa Thereza, com Sapiran Brito, Marilú Teixeira, Alice Simões Pires e João Costa Neto. As fotos dos painéis foram de 14 participantes selecionados pela Comissão, alguns com várias fotografias cedidas. Entre poetas do Cultura Sul e convidados teremos textos poéticos elaborados por 16 participantes. Elaine Tonini patrocinará o sorvete (Meltoni) que será servido na abertura e o creme de vinho será patrocinado por Maria Contreiras e heloisa Beckman. Lula Barros informou anteriormente que as escolas já estão agendando visita à Exposição. Os painéis serão feitos na Tecnojet após pesquisa de orçamento.
Ainda em Julho, no dia 27, Armando Luís Brasil apresenta e faz comentários de dois livros em que são tratados os limites e a formação de nosso Município - “Os Jesuítas dos Sete Povos das Missões “, de Rubens Vidal Araújo e “História do Povoamento – Conquista e Limites do Rio Grande do Sul – TRAPÉZIO DE BAGÉ “, de Fernando Cacciatore de Garcia, palestra imperdível para quem quer saber mais a respeito da formação histórica e geográfica de nosso Município.

A palestra de Agosto, no dia 10, será com a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade “ .
Em Setembro , dia 21, está previsto uma Mesa Redonda “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1928 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, sua permanência no sul, filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. Inúmeras presenças já confirmadas do Uruguai, Rio de Janeiro, Paraná, etc. O Núcleo buscará parceria com a Secretaria de Cultura para a realização do evento.

Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “ A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ.

Para Novembro , dia 9, uma palestra com Lígia Antonela Petrucci,assinalando o Centenário de Nascimento de seu pai Frederico Petrucci transcorrido neste ano, e no dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano , com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.

Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES “, cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.

Foi confirmado que a Exposição do Acervo de Mário Lopes no Museu Dom Diogo de Souza contará com a entrega de um folder com a biografia de Mário elaborada por Ézio Sauco e patrocinada pelo Núcleo. Na ocasião será passado um vídeo feito por ocasião de seus 80 anos.

Também comentou-se o convite feito por Clarice Ismério para o Núcleo participar da III Feira do Núcleo Moveleiro do Pampa que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de Julho. O Núcleo foi convidado para colocar à venda os exemplares repetidos de publicações que recebe como doação, o que é de muito interesse do Núcleo.

As datas foram confirmadas para as próximas reuniões: 6 de Julho, 3 de Agosto, 14 de setembro, 5 de Outubro, 9 de Novembro e 7 de Dezembro, sempre às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.

Jussara Carpes convida para o Lançamento do Selo Comemorativo aos 200 Anos de Bagé a ser lançado na Câmara de Vereadores no próximo dia 19, às 11 horas.

Presentes na Reunião: Mário Lopes, Hamilton Vaz, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Heloisa Beckman, Lala Pêgas, Jussara Carpes,Neiva Brito, José Antonio Marques e Maria Contreiras. Nada mais havendo a tratar de imediato, foi encerrada a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário