quarta-feira, 3 de março de 2010

Atas do Núcleo

ATA Nº. 01

Aos quatorze dias do mês de maio de dois mil e nove, reuniram-se em sua sede, na casa de Cultura Pedro Wayne, integrantes do Núcleo de Pesquisa Históricas Tarcísio Taborda para tratarem diversos assuntos; a iniciar pela eleição do Presidente do Núcleo nos dois próximos anos. Foi eleita por unanimidade a Professora Heloisa Beckman Morgado que logo passou a presidir a reunião. Ficou acertado que as reuniões de Diretoria permanecem nas primeiras terças feiras do mês e as ordinárias nas segundas terças feiras, sempre ás 17horas. A seguir, foram colhidas sugestões para a programação dos próximos meses, sendo aprovado pelos presentes a idéia de homenagear pessoas cujos centenários de nascimento transcorrem neste ano. Os Nomes aprovados foram: Camilo Gomes e Osmar Mendes Paixão Cortes, figuras de destaque na comunidade bageense. A presidente eleita sugeriu a projeção do filme ‘El baño del Papa’, tendo comentários e apresentação de Ito Carvalho e convidou para a ‘Retrospectiva Rachel Beckman’ no próximo dia dezenove, neste mesmo local, Casa de Cultura.
Mario Lopes, além de sugerir os nomes de Camilo Gomes e Osmar Paixão, indicou o Professor Camilo Moreira para falar sobre o ex-prefeito Camilo Gomes, tendo a palestra o titulo ‘Camilo conta Camilo’, e para falar sobre Osmar Paixão, foi sugerido pelo Coronel Infantini o General Hélio Rodrigues, que abordaria a vida militar, e sobre a atuação como ruralista foi sugerido pelos presentes José Otávio Gonçalves e Luis Firmino Bender. A seguir, Cláudio Lemieszek abordou a matéria do Jornal Minuano, onde grupos culturais da cidade se dizem extremamente preocupados com o possível asfaltamento das ruas centrais da cidade, entre eles, o Núcleo. A presidente eleita respondeu que foi consultada e manifestou essa mesma preocupação. Após o debate foi sugerido que o Núcleo se coloque á disposição para auxiliar nos critérios que definirão as áreas que devem ser preservadas. Logo após, foi sugerido para a reunião ordinária de junho a programação que aborda nossa região com filme ‘El baño del Papa’, aprovado pelos presentes e marcado então para 09 de junho, ás 17horas. Registra-se também, a bela palestra de Sapiran Brito sobre Carmen Miranda cujo centenário transcorre neste ano., promovida pelo Núcleo no dia vinte e nove de abril p.p. e a participação da Presidente e de Mario Lopes na rádio Pop Rock, programa Cafezinho, de Gilmar de Quadros, falando sobre o Núcleo e convidando para a palestra de Sapiran.
Nada mais havendo a tratar , os presidentes conversaram sobre assuntos diversos e a reunião foi encerrada.

Ata Nº02
Aos dois dias do mês de junho de dois mil e nove, integrantes do Núcleo de Pesquisas Histórica Tarcísio Taborda, reuniram –se em sua sede com a presença de duas novas integrantes do Núcleo a Professora e historiadora Clarice Ismério , da Urcamp e trabalhando nos cursos de Comunicação e na área da Saúde com : produção científica, metodologia, antropologia e arte, cultura e sociedade e também de Neiva Brito que falou sobre o acervo que possui e que fará algumas doações para o Núcleo. A professora Clarice falou sobre o seu trabalho, especialmente, o Sarau Noturno apresentado no Cemitério de Bagé, onde aborda recortes de nossa história através de textos e interpretação dramática, e que o mesmo será apresentado também em modalidade de palco para que possa ser deslocado e abranger um público bem maior e diversificado, viajando pela região. O Sarau será mostrado em nível nacional através do programa de Ana Maria Braga, da Rede Globo, amanhã. A seguir, A Presidente mostrou a reportagem de Gledimir Aguzz, do Jornal Regional 1ª Folha, sobre o Núcleo e entrevistando Aluísio Budó, Carlos Peduzzi, Mario Lopes e Heloisa Beckman no dia dezoito de maio, e que nesse dia, ficou acertado uma visita ao Cemitério, onde Carlos Peduzzi, e Aluíso Budó mostrariam a Aguzz, fatos relevantes, passagem histórica da população e da comunidade bageense. A visitação foi realizada no dia agendado, vinte e seis de maio. A presidente relatou que no dia dezenove de maio foi entrevistada sobre o Núcleo, na Rádio Difusora, por Emanuel Muller. A Presidente confirmou o evento ‘Camilo conta Camilo’, para o dia treze de julho e que ao fazer o convite para Moreira, o mesmo agradeceu o convite dizendo da emoção de falar sobre Camilo Gomes. Também falou com a Secretária de Cultura Roseli Safons para inserir esta programação do Núcleo na oficial que será desenvolvida na Semana de Bagé, sendo confirmada essa inclusão. De Santa Thereza chega o convite para a palestra de Dr.Nilo Romero dentro da Semana de Meio Ambiente e sendo o mesmo gravado para o projeto ‘Histórias de Vida’. Infantini conta que falou com João Luis Paixão sobre o centenário nascimento de Osmar e que o mesmo concorda plenamente com os nomes de Hélio Rodrigues, para abordar Paixão como ‘ liderança militar’ e Luis Bender para ‘liderança civil e rural’. Também comentou – se a necessidade do Núcleo ter papel timbrado e envelope e que o logotipo poderia ser substituído por outro de maior impacto visual. Será solicitado á Professora Clarice Ismério a possibilidade deste trabalho ser feito pelos alunos da Comunicação. Coronel Infantini faz doação ao Núcleo de copia do livro do General Hélio Gonçalves Rodrigues da Silva sobre’ 1964 – 31 de Março: O movimento revolucionário e sua história ‘, referente a atuação do Coronel Paixão em Bagé, na Guarnição, na eclosão do Movimento de 64. Nada mais havendo a tratar, foi reforçado o convite para o próximo dia nove – El baño del Papa – e encerrada a reunião.

Ata Nº. 03
Aos sete dias do mês de julho de dois mil e nove reuniram –se em sua sede vários integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem diversos assuntos. Foi relatado a reunião com Miguel Almeida, da Miolo, que veio em busca de informações sobre as antigas sesmarias onde hoje se localiza os vinhedos da Miolo. O Núcleo entrou em contato com Carlos Roberto Martins Brasil que está com um livro pronto para ser lançado que se trata especificamente das antigas sesmarias de Bagé. A seguir, as próximas programações do Núcleo. Em agosto será enviado aos jornais um trabalho alusivo aos 175 anos de nascimento de Gaspar Silveira Martins e o Núcleo terá oportunidade de ouvir uma entrevista de vinte minutos com Dr.Eduardo Contreiras Rodrigues sobre Gaspar Silveira Martins concedida a mais a mais de dez anos á Rádio Difusora. No final do mês de agosto o Núcleo procurou o centenário de nascimento de Osmar Paixão, buscando parceria com a Associação Rural onde o Presidente e com o Exercito, onde teve atuante desempenho em 64. A sugestão e que a palestra seja realizada na Associação Rural os palestrantes serão Luis Firminio Bender e Eduardo Infantini, a professora Clarice convidou para o Sarau no cemitério no próximo dia sete de agosto e tratará do novo logotipo do Núcleo, trazendo propostas para a próxima reunião. A presidente falou que o Núcleo está recebendo convites para as reuniões que tratarão dos 200 anos de Bagé, pedindo sugestões.Após amplo debate, decidiu-se por um ciclo de Palestras realizada em cinco dias, tendo como titulo’Bagé – 200, anos de história ‘ ou Bagé em fatos históricos’,para 2011, onde diversos temas serão abordados por integrante do Núcleo, a seguir:
Fundação de Bagé por Cláudio Lemieszk
Forte de Santa Tecla – Coronel Marques
Guerra dos Farrapos – José Otávio Gonçalves
Guerra do Paraguai – General Budó
A Medicina em Bagé – Elizabeth Fagundes
O Cemitério de Bagé – Clarice Ismério, entre outros.
A Professora Clarice colocou – se á disposição para realizar as inscrições na Urcamp, assim como para a entrega do certificado digital, e para inserir o Núcleo no site dos 200anos. Também foi sugerido a publicação da pesquisa que Mario Lopes realizar ‘ assim foram os 200anos de Bagé’, aprovado por todos a busca de patrocínio para a edição. Foi lida para os presentes a agenda da Casa de Cultura Pedro Wayne na Semana de Bagé, e reforçado o convite para ‘Camilo conta Camilo ‘ promovido pelo Núcleo.

Ata Nº. 4
Aos quatro dias do mês de agosto reuniram-se em sua sede, na Casa de Cultura Pedro Wayne, integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem de diversos assuntos. Iniciando, foi solicitado ao Núcleo pela vereadora Jussara Carpes a sugestão de 15 livros importantes da história de nossa cidade para serem editados e reeditados nos 200 anos de Bagé e que farão parte da ‘ Caixa de Memória’ a ser lançada pela Câmara de Vereadores. Foram citados Jorge Reis ( copia do cujo livro atualizado possui informações adicionais de Mario Lopes e que estão em poder de Juá Giorgis), 200 anos de notícias de Bagé, que encontra – se pronto para edição, de Mario Lopes e também um outro sobre as mulheres que se destacaram em nossa comunidade. Também foi sugerido o de Elida Hernandes Garcia sobre as Praças de Bagé. Citado também o de Eurico Salis, cujas tratativas de publicação deverão ser feitas pela Câmara. Uma outra publicação para ser lançada nos 200anos com tópicos, pontos principais da história, valores simbólicos, etc. e que falem sobre a participação de Bagé, seu desenvolvimento nesses 200anos. A sugestão é de que as palestras que o Núcleo esta organizando sejam publicadas como:
A fundação de Bagé – Cláudio Lemieszk
Forte Santa Tecla – Coronel Marques
Guerra dos Farrapos – José Otávio Gonçalves
Guerra do Paraguai – General Budó
A Medicina em Bagé – Elizabeth Fagundes
O Cemitério de Bagé – Clarice Ismério
A Revolução de 93 Yara Maria Botelho Vieira
A seguir, José Otavio Gonçalves falou sobre o livro’ Sesmarias em São Sebastião de Bagé – de Carlos Roberto Brasil, a ser lançado na Feira do Livro, e que o autor gostaria de ter o apoio Núcleo. O Núcleo sugeriu que o lançamento seja na Casa de Cultura por estar próximo da Feira do Livro e dará todo o apoio possível para o autor, que hoje, com essa publicação realiza um sonho acalentado pelo patrono do Núcleo, Tarcísio Taborda. Também ficou acertado que na sessão solene na Câmara de Vereadores, dia 17 de agosto, pelo Dia do Patrimônio, Mario Lopes estará presente representando o Núcleo ( segunda feira ás dezenove horas e trinta minutos). Foi solicitado pela vereadora Jussara , uma reunião com os integrantes do Núcleo para sugestões e definições de ações culturais visando as comemorações do 200 anos de Bagé, e a reunião ficou marcada para a próxima terça feira, ás 17h30min.. Em relação ao Centenário de nascimento de Osmar Paixão, onde José Otavio Gonçalves e Luis Firminio Bender abordarão diversos aspectos de sua atuação na comunidade , tendo por local a Associação Rural, a data sugerida é que seja entre 20 e 30 de setembro, proposta acolhida por todos os presentes. Encerrando a reunião os presentes escutaram uma entre vista de Eduardo Contreiras Rodrigues dada na Rádio Difusora, onde fala sobre Gaspar Silveira Martins e aborda vários aspectos interessantes e importantes da vida do brilhante Tribuno. Nada mais havendo a tratar, deu – se por encerrada a reunião.

Ata Nº. 05
Aos onze dias do mês de agosto de dois mil e nove, integrantes do Núcleo reuniram –se para receber a Vereadora Jussara Carpes, que solicitou o apoio deste Núcleo de Pesquisas para ações que serão realizadas nos 200ª ANOS DE BAGÉ pela Câmara de Vereadores de Bagé. A Vereadora Jussara explicou que o Memorial da Câmara pretende lançar, nos 200anos de Bagé, a caixa de memória, onde estariam obras reeditadas e outras, que contassem a história de Bagé e de seus principais fatos.Solicitou o apoio do Núcleo na relação dessas obras e que essa relação de aproximadamente 15 livros, seja encaminhada até o final deste mês. Convidou a Presidente para acompanhá-la na viagem a Porto Alegre no próximo dia 18, para uma reunião na Telos Cultural, que irá elaborar o projeto da Caixa da Memória. Convidou para a programação da Semana do Patrimônio e para a Sessão Solene, na Câmara de Vereadores no dia 30. Ainda falou que o projeto ‘1Caixa da Memória’ terá a Curadoria de Cláudio Lemieszk, Juca Giorgis e Cláudio Boucinha. A seguir, foi debatido que critérios o Núcleo irá utilizar uma seleção e ficou decidido que seja por obras já esgotadas e com que estejam diretamente relacionada com a História de Bagé, e de grande importância para consultas em escolas, para pesquisadores e para ampliar o conhecimento das pessoas. Ficou decidido que na próxima reunião deste Núcleo de Pesquisas, marcada para o dia primeiro de setembro, será encaminhada esta relação á Vereadora Jussara Carpes. Nada mais havendo a tratar, deu- se por encerrada a reunião.

Ata Nº. 06
No dia primeiro de setembro de dois mil e nove, aconteceu a Reunião do Núcleo de Pesquisas Histórica Tarcísio Taborda, com a presença de vários integrantes e diversos assuntos foram tratados. A Presidente relatou que acompanhou a Vereadora Jussara Carpes a Porto Alegre, assim como Cláudio Lemieszk para Reunião com a Telos Cultural, e que recebeu posteriormente o Projeto caixa da Memória por e-mail com sugestões já recolhidas pela Curadoria. O Núcleo analisou e deu seu parecer, acrescentando Farrapo – Pia do Sul de Felix Contreira Rodrigues, Diário dos 200anos de Bagé, de Mario Lopes e História das Praças de Bagé de Elida Hernandes, conforme a relação anexada. E ainda sugeriu que ‘Mulheres de Bagé – 200anos de História’ seja patrocinada sua publicação pelo Memorial da Câmara e lançado no Plenário Ligia Almeida. A seguir foi trado o lançamento do livro de Carlos Roberto Martins Brasil ‘Sesmarias em São Sebastião de Bagé – Primórdios do Povoamento’. Em que o Núcleo também convida para o lançamento no dia 29 de setembro, na 12º Feira do Livro de Bagé. O Núcleo promoverá uma palestra com o autor, programada para dia 28, ás 15horas, na Casa de Cultura, e na ocasião José Otavio Gonçalves fará apresentação do autor, representando o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda. Ainda foram lidos os convites recebidos para os dias 10 e 11 de setembro: Em Caçapava, Fortes e Fortalezas do Sul, e em Bagé, 7º Seminário del Programa del Fronteira. Nada mais havendo a tratar deu –se por encerrada a reunião.

Ata Nº. 07
Aos oito dias do mês de setembro de dois mil e nove, reuniram – se em sua sede, integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para escolher os membros da Diretoria, ficando composta da seguinte maneira:
Presidente – Heloisa Beckman Morgado
1º Vice – Eduardo Brum Infantini
2º Vice – Aluíso Bolívar Budó
1º Secretário – José Antonio Marques de Silva
2º Secretária – Maria Azambuja Rodrigues
1º Tesoreira - Elida Hernandes Garcia
2º Tesoreira – Clarice Ismério
Diretor de Patrimônio - Carlos Peduzzi
Diretor de Imprensa – Mario Nogueira Lopes
Diretor de Cultura – Elaine Torrini Bastianello
Diretor de Pesquisas – José Otavio Gonçalves
A seguir, o assunto tratado foi o centenário de nascimento de Osmar Paixão. Será realizada a palestra na Associação Rural,sugerida pelo Núcleo para o dia 26 de outubro, após a Expo-Feira. José Otavio entrará em contato com o Presidente. Na ocasião o Coronel Eduardo Infantini falará sobre o Coronel Paixão e a Vida Militar, Luis Firmino Bender e José Otavio Gonçalves falarão sobre a vida civil e sua atuação como ruralista.
A seguir, os integrantes relacionaram as obras de Tarcísio Taborda para serem incluída na Caixa de Memória.

Santa Tecla na História da conquista do Rio Grande - 1954
O Sitio de Bagé em 1893 - 1970
A Supresa de Porongos - 1970
Historiografia Militar de Bagé - 1970
A Invasão Argentina de 1827-1972
Bagé de Sempre - 1981
Bagé na Revolução Farroupilha - 1985
Artigos sobre a Fundação de Bagé
Sugere também reeditar e atualizar:
Câmara Municipal de Bagé 140 anos de História, Bagé 1847 – 1987 , de Tarcísio Antonio Costa Taborda pelo Memorial do Legislativo. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião.

Ata Nº. 08


Aos seis dias do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram – se os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda em sua sede, para tratarem diversos assuntos, entre os quais:

Palestrantes para os próximos meses: foi sugerida para o dia 13 de outubro a palestra com Elisabeth Fagundes sobre o Visconde de Ribeiro Magalhães, e para o mês de novembro, Cláudio Lemieszk falar sobre o centenário do Orfanato São Benedito.
Foi sugerido por Carlinhos Peduzzi solicitar uma audiência com o Prefeito para que o Núcleo ocupe a parte debaixo do Coreto Municipal,com um funcionário cedido pela Prefeitura, para organizar a Biblioteca, correspondência, atas,etc.o Núcleo dará expediente no local, com dias e horários a serem definidos. A presidente sugeriu que as atas sejam digitadas e enviadas por e-mail para todos, sendo ambos as propostas aprovadas por todos os presentes. José Otavio Gonçalves tratará da formalização com Associação Rural para a palestra sobre o General Paixão, marcada para o dia 26, assim como os convites. Os palestrantes serão: Coronel Infantini e José Otavio Gonçalves, já que Luis Bender encontra-se em recuperação de uma cirurgia. Foi sugerido que na ocasião fique exposto o quadro a óleo que o artista Edmundo Rodrigues pintou de Osmar Paixão e que encontra-se no Aéreo Clube de Bagé.
Edmundo Rodrigues fará o contato. A seguir, João Maximo presidente do Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã comentou sobre o funcionamento e o trabalho do Núcleo naquela cidade e que o Núcleo será responsável pela direção da Câmara. Carlinhos relatou a visita ao Cemitério de Bagé e as tratativas para a recuperação do Tumulo dos familiares de José de Souza Netto e Teotonia Bueno da Fonseca pais de Antonio de Souza Netto e irmãs., tendo recebido o apoio da direção do cemitério. Quando a recuperação for concluída, o Núcleo colocará uma placa no local , indicando que foi iniciativa do Núcleo de Bagé com o apoio do Núcleo de Camaquã. A seguir, passou-se a assuntos gerais e correspondências recebidas, com destaque para as homenagens a Pedro Wayne. Nada mais havendo a tratar, deu - se por encerrada a reunião que contou com a presença de Mario Lopes, José Otavio Gonçalves, Eduardo Infantini, Edmundo Rodrigues, Elida Garcia , Maria Contreiras, Aluísio Budó, Fernando Giorgis, Elaine Torrini , Heloisa Beckman, Ézio Sauco, e João Maximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário