quarta-feira, 31 de março de 2010

Atas - NPHTT

Ata N 9


Bagé,03 de novembro de 2009

A reunião teve início com a leitura da solicitação enviada pela Secretária de Cultura, Sra Roseli Safons, a respeito do encaminhamento pelo Núcleo do histórico do Clube Comercial, e os presentes na reunião sugeriram o envio de xérox do livro de Elizabeth Fagundes “ Inventário Cultural de Bagé “em que trata do assunto. A seguir, Mario Lopes sugere que a entrega da Medalha Emílio Garrastazú Médici seja de competência do Núcleo, e que seja solicitado ao Executivo que estude esse encaminhamento para que a outorga da mesma e a escolha dos agraciados esteja a nosso critério.
A seguir, discutiu-se a possibilidade de mudança de local do Núcleo, assim como a disponibilização de uma funcionária pela prefeitura, para que a mesma atendesse o público, encaminhasse as correspondências, organizasse a Biblioteca, o acervo fotográfico, o trabalho de digitação, etc...
A Presidente falou que amanhã haverá reunião do COMPREB com a presença da Secretária de Cultura e que na ocasião conversará com a mesma a respeito dessas solicitações.
A seguir, ficou combinado que na próxima terça, após a palestra de Maria Luiza Teixeira da Luz, da Associação Pró Santa Thereza, sertã marcada uma visita do Núcleo aquele local. Os integrantes do Núcleo se deslocarão em carro, já contando-se com os de Heloisa, José Otavio Gonçalves e Fernando Giorgis. ,
José Otavio falou que já tem reunião marcada na Associação Rural para acertar a data da palestra sobre Osmar Paixão Cortes e que as datas sugeridas são 24/11 ; 01/12 ou 08/12.
Heloisa Beckman falou sobre estréia da peça “A farsa da esposa perfeita”, da bageense Edy Lima. Sugeriu que o Núcleo faça uma pesquisa sobre a autora para reforçar o conhecimento da comunidade, e que a mesma pesquisa seja encaminhada as rádios e jornais. Mario Lopes se prontificou a fazer a pesquisa para a próxima semana.
A seguir, Elida falou da exposição de fotografias promovida pelo Museu Dom Diogo de Souza em parceria com o Núcleo com fotografias antigas da cidade.
Mario Lopes sugere que o Núcleo promova uma exposição de fotografias antigas, referentes a pessoas, e que sejam fotos artísticas, em preto e branco ou sépia, e que espelhem determinadas épocas, costumes e comportamentos. A comunidade será convidada a participar. As fotos serão entregues ao Núcleo e selecionadas por uma Comissão e após ampliadas em papel couchê, tamanho duplo ofício e impressão a laser. Quando as fotos escolhidas pertencerem aos integrantes do Núcleo, ficou acertado que as ampliações serão por conta própria, como colaboração, já que o preço é bem acessível. O Núcleo ficará com os xerox e devolverá os originais.
Heloisa conversará com a diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, Cármen Lúcia Barros, para solicitar espaço na agenda da Casa, no próximo ano.
Foi solicitado aos presentes a sugestão de um título para essa exposição, apropriado e criativo, e que deverá ser analisado e escolhido na próxima reunião.
Presentes
Heloisa Morgado, Mario Lopes, José Otavio Gonçalves, Fernando Giorgis, Maria Contreiras, Nelci Jeismann, Elida Hernandes Garcia, Èzio Sauco e Neiva Brito .
Nada mais havendo tratar, deu-se por encerrada a reunião, abrindo espaço para a conversa e o convívio e lembrando o próximo encontro, na próxima terça feira, dia dez .


ATA N 10
Bagé, 08 de dezembro de 2009

Assuntos tratados:
Leitura da correspondência encaminhada pelo Gabinete do Prefeito, onde Eduardo Colombo solicita que o Núcleo indique uma pessoa que represente o Núcleo na Comissão Municipal que tratará das festividades dos 200 anos de Bagé, a transcorrer em 2011. Foi escolhida a Presidente para integrar a Comissão.
Também foram repassados os convites para a Exposição de Fotografias de Leonardo Costa e para o lançamento do livro de Walfredo Macedo, ambos neste mês.
A reunião contou com a presença de Gesner Carvalho, que solicitou o apoio do Núcleo para realizar o lançamento do livro “Martin Aquino, El Matrero”, de Walter Serrano Abella e Javier Vaz, ambos residentes em Melo. O livro foi lançado em diversas cidades do Uruguai e mais recentemente na Feira do Livro de Porto Alegre. Os autores se propõem a fazer uma palestra junto ao lançamento. Todos concordaram com o apoio, mas pensam que a partir de março seria uma data mais apropriada. O professor Gesner entrará em contato com os autores para as tratativas do lançamento.
José Otavio manifestou seu pensamento em relação ao Núcleo e diz que nós devemos olhar esta Instituição como Entidade, que sentiu falta na Associação Rural, por ocasião do “Centenário de Nascimento de Osmar Paixão Cortes” de material como folder, banner, etc..., pois percebeu que as pessoas presentes tinham interesse em conhecer o trabalho que o Núcleo realiza. Todos concordaram que falta esse material promocional e de divulgação.
A seguir, o assunto tratado foi a exposição de fotografias que o Núcleo promoverá no próximo ano. Definiu-se que tratará de pessoas, e as mesmas poderão estar inseridas num contexto cultural, artístico ou histórico ( mostrando hábitos, costumes, vestuários, etc). Deverá ser solicitado o apoio da comunidade através do encaminhamento de fotos, e será estabelecido algumas normas, que serão definidas na próxima reunião, em janeiro. Acertado com a Diretora da Casa de Cultura que a Exposição integrará os atos da Semana de Bagé 2010.
Foi solicitados aos presentes sugestões de títulos para esse grande evento. Após a entrega das fotos, até 30 de março, haverá a seleção das mesmas (de 50 a 60, aproximadamente ) por uma comissão composta por Lala Pegas e Felipe Lima representando o Núcleo. A comissão também terá convidados da comunidade , e foi sugerido os nomes de Marcelo Aires, Julinho Pimentel e Leonardo Fontes.
Até o dia 30 de março será a entrega das mesmas, após a comissão fará a seleção e posteriormente as mesmas serão encaminhadas aos poetas do CULTURASUL, em abril.
Em maio, os textos serão entregues a Sapiran Brito e Marilú Teixeira, do Grupo de Teatro de Santa Tthereza , para ser trabalhada a apresentação artística.
Já acertado com a Diretora da Casa de Cultura que este grande evento será para a contagem regressiva dos 200 anos , iniciando na Semana de Bagé 2010.
E para encerrar o ano, o grupo combinou uma reunião de confraternização na próxima terça, dia 15, ás 17h30min, no Bistrô de Iara Coronel.




ATA N 11
Bagé,12 de janeiro de 2010
Após o encerramento do ano, em reunião de confraternização no Bistrô, reuniram-se os integrante do Núcleo para tratar da exposição de fotografias antigas, com o tema relativo a pessoas de Bagé, evento programado para Semana de Bagé 2010, na Casa de Cultura Pedro Wayne, integrando a programação oficial do Município. Após amplo debate, o título da mostra foi escolhido, sendo “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História”, onde a comunidade está convidada a participar da exposição entregando de 15 a 31 de março fotografias com imagens de pessoas que viveram nesses 200 anos de história bageense. As fotografias serão entregue na Casa de cultura, identificadas com o nome do cedente e telefone para contato, já que os originais serão devolvidos. A seleção das fotos para exposição será feita por uma comissão e devera estar inserida numa das seguintes categorias: histórica, cultural ou artística. A seleção ocorrerá na primeira semana de abril, e posteriormente digitalizadas e encaminhadas aos poetas do Cultura Sul. Os poetas escreverão sobre algumas fotos escolhidas por eles, e na exposição os textos serão expostos junto às fotografias.Esses textos serão entregues posteriormente ao Grupo de Teatro de Santa Tereza para apresentarem uma interpretação dramática no dia da abertura.
As músicas que acompanharam os textos deverão ser selecionadas pelo Maestro Armando Baraldi, que será convidado a participar. As fotos que tiverem os textos apresentados na interpretação dramática, serão apresentados num telão no dia da abertura, acompanhado a leitura das poesias.
Antes do encerramento da reunião, ficou programada a próxima, que será no dia 2 de fevereiro, ás 17h30mi, na casa de Mario Lopes, para prosseguir os trabalhos. Nada mais havendo a tratar, encerrou-se a reunião.



ATA N 12
Bagé, 02 de fevereiro de 2010
Dando continuidade ao evento” Dois Séculos do Cotidiano de Bagé- Imagem, Poesia e História”, foi organizada á comissão de Seleção das fotografias. Indicados pelo Núcleo Lala Pegas e Felipe Lima. Convidados da Comunidades: foram sugeridos os nomes de Julinho Pimentel – fotografo, Leonardo Fontes – publicitário, cineasta, e Marcelo Aires – da Urcamp e ainda dois, indicados pela Foto Everest e Foto Lírio (um de cada) num total de sete jurados.
A seguir, passou-se a elaborar a programação do Núcleo para o corrente ano em relação a palestras e convidados.
Foram Sugeridos:
Identidade do homem do Pampa – por Cláudio Ribeiro
Educação Patrimonial através, da Arte Cemiterial – Clarice Ismerio
Aspectos Históricos da Arte Cemiterial de Bagé – Elaine Torrini
Centenário do Orfanato São Benedito – Cláudio Lemieszeck
Origem da Família Ustarróz em Bagé – Heloisa Beckman
A família Simões Pires em Bagé – José Otavio Gonçalves
Intendente José Otavio Gonçalves por José Otavio Gonçalves, entre outras sugestões.

Essa programação será organizada posteriormente, a partir de março, já que no dia 9 de março, o Núcleo vai organizar uma palestra em relação ao Dia Internacional da Mulher.
A seguir, Jussara Carpes falou sobre a Comenda Bagé 200 Anos, criada pela Câmara de Vereadores de Bagé e que será concedida a pessoas que tenham prestados serviços relevantes a colaborado para o desenvolvimento de Bagé. Solicitou que o Núcleo sugerisse nomes á Câmara para que recebam essa homenagem ou seus descendentes. O Núcleo imediatamente sugeriu o nome de seu patrono, Tarcisio Antonio da Costa Taborda.
Mário Lopes pediu para falar e manifestou sua preocupação com o futuro do Núcleo se o mesmo não tiver a colaboração de todos no sentido de pesquisar, e registrar todo trabalho que o Núcleo tem feito e pode fazer – publicando trabalhos já pesquisados como o de Cônego Bittencourt por Carlinhos Peduzzi,e outros trabalhos como as biografias de bageenses ou de pessoas ligadas a Bagé, sobre centenários de entidades e instituições da cidade como as que que ele próprio pesquisou, num total de mais de mil, e outras publicações, já que integrantes do Núcleo possuem farto material e conhecimento sobre muitos assuntos que devem ser preservados Ttodos concordaram com a manifestação de Mário. Ainda foram abordados assuntos gerais e marcada uma nova reunião para o dia nove deste mês.

ATA N 13
Bagé, 09 de fevereiro de 2010
A reunião aconteceu na residência da Presidente do Núcleo e iniciou com a programação prevista para março.
Foi sugerido o nome de Norma Vasconcellos e Elvira Nascimento para falarem sobre o Universo Feminino, tendo por titulo “Tempo de Mulher”.
Clarice Ismério colocou à disposição do grupo sua coluna Semanal no Jornal Folha do Sul e ficou acertado que Mário Lopes se encarregará do texto, decidindo que será uma pesquisa sobre as mulheres do Núcleo, iniciando pela primeira Presidente, Elizabeth Fagundes.
A palestra de Norma e Mercinha, será no dia 09, ás 17h30min. na Casa de Cultura Pedro Wayne. Também foi solicitado pela Diretora da Casa de Cultura Pedro Wayne, o apoio do Núcleo ao evento programado pela Casa em relação a exposição do acervo da Pinacoteca Municipal e de Fotos Urbanas que deverão ser digitalizadas para que sejam preservadas.
A seguir foi solicitado sugestões para palestras promovidas pelo Núcleo, para o corrente ano. Aconteceram várias manifestações, sugestões, debates e mais uma vez Mario Lopes pediu maior participação dos integrantes do Núcleo em relação a publicações com seus conhecimentos, na realização de palestras gravadas,etc...
A solicitação de Mário Lopes foi muito bem recebidas e várias pessoas comprometeram-se a organizar suas pesquisas para que fiquem registradas e sejam repartidas com as novas gerações.
A seguir, foi marcada a próxima reunião para o dia dois de março,às 17h30minna Casa de Cultura Pedro Wayne, na sede do Núcleo, onde será definida a programação para o corrente ano.



ATA N 14
Bagé, 02 de março de 2010
A Reunião do dia dois de março tratou, entre outros assuntos, da programação anual que o Núcleo promove mensalmente e onde a comunidade é convidada a participar de palestras, debates, encontros, visando sempre um maior enriquecimento cultural. Para o mês de março, em sintonia com o Dia Internacional da Mulher, Norma Vasconcellos e Elvira Nascimento falam sobre aspectos do Universo Feminino em “Tempo de Mulher”. “Para abril, o convidado é Cláudio Ribeiro, Agrônomo, extenssionista da Emater e com Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e Desenvolvimento Rural e que falará sobre” Modo de vida do Gaúcho nas pequenas propriedades do Pampa”.
Em maio estará em evidência o Cemitério de Bagé. Clarice Ismério, responsável pela Produção Cientifica e Cultural da Urcamp abordará “Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial” e Elaine Tonini, professora, fala sobre “Aspectos históricos da Arte Cemiterial”.
Em junho, José Otavio Gonçalves apresenta sua pesquisa sobre “A presença da Família Simões Pires em Bagé” e em julho será a vez do grande evento programado para a Semana de Bagé 2010, “Dois séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História”.
A seguir, José Otavio Gonçalves falou sobre a necessidade de resgatar e registrar o trabalho de Attila Sá Siqueira, grande conhecedor do Gaúcho e suas origens, e pouco conhecido no Estado. Jussara Carpes sugeriu o Núcleo encaminhe á Câmara a solicitação de denominação do Centro Administrativo de Attila Siqueira, onde encontram-se enormes painéis com seus desenhos. Mario Lopes ficou encarregado da biografia de Attila e José Antonio Marques fará o oficio com a justificativa. Será solicitada por Maria Contreiras Rodrigues a certidão de óbito de Attila. Jussara ainda falou de sua preocupação com a demolição de vários prédios em Bagé e sugeriu que o Conselho de Patrimônio tome algumas providências. A presidente falou que esteve acompanhando Norma Vasconcellos e Elvira Nascimento em reunião com o Secretário Guto abordando esse tema e com essa mesma preocupação, como a demolição de casas e de novas construções.
Falou-se ainda que a partir do dia 15, a Casa de Cultura passa a receber as fotos da Comunidade e que a entrega se encerrará no dia 30 de março.
Foi ainda sugerido por Jussara que o Núcleo crie um blog, e Ézio Sauco colocou-se à disposição para a elaboração do mesmo. A Presidente encaminhará todo o material necessário.
A seguir, foi marcada uma nova reunião para o dia 30 de março, terça feira, ás 17h30min, para tratar da seleção das fotografias, na sede do Núcleo.

ATA N 15
Bagé, 30 de março de 2010
A reunião teve início com as boas vindas e a apresentação de novos integrantes do Núcleo: Olívia Colombo, Hamilton Vaz e Elaine Lima. Logo após, foi escolhida a data para a seleção das fotografias que estarão na mostra “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História”. Ficou acertado, depois de consultar os jurados, que será na próxima terça feira, dia 6, às 09h30min, no Museu Dom Diogo de Souza.Também foi estendido o prazo de entrega das fotos, podendo ser até segunda feira, dia 5, às 17 horas.
A seguir, foi apresentado o blog do Núcleo criado por Ézio Sauco e comentado por todas as importantes informações nele contidas. Ézio também pediu a colaboração de todos no encaminhamento de material, fotos, textos, notas, etc.
Posteriormente a Presidente falou que entrou em contato com Ricardo Lessa, assessor de Eike Batista e que lhe fez o convite para falar em uma palestra agendada pelo Núcleo abordando “Os novos investimentos em Candiota e a Matriz Econômica e Cultural da Região.” Na ocasião o Núcleo deverá sugerir ações de preservação de nosso patrimônio, como contra partida cultural dos novos investimentos que alteram nosso perfil.
Também falou-se da proposta sugerida pela direção do Museu Dom Diogo de Souza, de realizar na Semana de Bagé uma Exposição do Acervo de Mário Lopes. Ézio Sauco foi convidado para escrever a biografia de Mário, aceitando com muita honra e prazer a incumbência.
Jussara Carpes falou que comentou com colegas do Núcleo a sugestão de denominação de Attila Sá Siqueira ao Centro Administrativo e que após debate ficou a intenção de denominar o hall de entrada do mesmo local, um saguão com amplo espaço onde encontram-se vários painéis desenhados por Attila. Todos aprovaram o “Espaço Attila Sá siqueira “.
Elaine Tonini falou sobre o Cemitério de Bagé e o Núcleo agendará uma visita ao mesmo, posterior a palestra de Elaine e Clarice, marcada para o dia 11 de maio.
A presidente falou que soube por Nilo Romero que o Núcleo receberá um convite da professora Vera Medeiros para participar de uma aula na UNIPAMPA sobre Patrimônio, no próximo dia 6, no Palacete Pedro Osório. Assim que o convite for realizado, entrará em contato por email com todos.
No encerramento, foi marcada a próxima reunião para o dia 6 de abril, neste mesmo local, às 17:30 h para conhecermos o resultado da seleção, e repartir as tarefas .
Presentes: Mário Nogueira Lopes, Jussara Carpes, Felipe Lima, Olívia Colombo, José Otávio Gonçalves, Neiva Brito , Ézio Sauco, Elaine Lima , Hamilton Vaz, Elaine Tonini, Heloisa Beckman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário