quarta-feira, 3 de março de 2010

Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda (NPHTT)

Fundado em 1995, mais precisamente no dia 4 de maio, o NPHTT nesses 15 anos de funcionamento, teve como primeira presidente a Dr. Elizabeth Macedo de Fagundes.

Sendo reconhecido pelo seu trabalho em Bagé e região, também inspirou para formação de Núcleos de Pesquisas Históricas em outras localidades, como Camaquã, onde o sócio do NPHTT, João Máximo Lopes, fundou o Núcleo daquela cidade. Para Candiota, forneceu subsídios para a fundação de um semelhante naquele município.
Além das reuniões mensais, onde são abordados temas da nossa história, os integrantes do NPHTT, têm proferido palestras sobre os mais diversos e inéditos temas, durante as reuniões do núcleo, e também atendendo à solicitações de autoridades, associações e entidades com interesse no conhecimento sobre nossa história.
Os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda lançaram importantes fontes de conhecimento e pesquisa, em trabalhos individuais de grande expressão, como as publicações dos livros de Cláudio de Leão Lemieszek, Elizabeth Fagundes, Eron Vaz Mattos, Aluísio Budó, José Cipriano Nunes, José Otávio Gonçalves, Elida Garcia, Iara Maria Botelho Vieira e Mário Nogueira Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário