quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pedro Wayne


Mário Nogueira Lopes
Jornalista 

Poeta, romancista, jornalista Pedro Rubens de Freitas Wayne foi figura de real destaque nas letras não só de Bagé, como do estado, tendo sua obra alcançado também repercussão nacional.
Nascido na Bahia, na cidade de Salvador, em 26 de fevereiro de 1904, Pedro Wayne veio com os pais, Rubens e Ester de Freitas Wayne, para o Rio Grande do Sul, radicando-se em Pelotas. Tinha apenas quatro anos de idade.
Fez seus estudos no Colégio Pelotense. Depois de trabalhar como guarda-livros de uma charqueada, ingressou no Banco Pelotense. Foi como funcionário deste estabelecimento bancário que ele chegou a Bagé, em 1927. Com a falência do banco, Wayne exerceu diversas atividades. Foi agricultor, jornalista juiz municipal substituto, auxiliar da Carteira Agrícola do Banco do Brasil.

O Escritor

Mas foi como escritor que ele se projetou, alcançando nome na literatura nacional já com que seu primeiro livro “Charqueada”. Muito bem recebido pela critica do centro do país, tornou-se um escritor bastante conhecido e elogiado inclusive por colegas. Escreveu ainda as bem recebidas obras “Almas Penadas” e “Lagoa da Música”.
Entusiasmado com o sucesso do Teatro em Família, que aqui existiu na década de 40 e ao qual se integrou, escreveu também uma peça de teatro, “O Boêmio Triste”, especialmente para o grupo encenar.
O grande Procópio Ferreira teve oportunidade de ler a peça e gostou, mas só a encenaria se o último ato fosse cortado, com o que Wayne não concordou. É que o personagem que ele faria, praticamente, desaparece no terceiro ato.
Além de conferências, artigos e crônicas para jornais e revistas locais e de vários pontos do país, Wayne escreveu também para o rádio.
Por solicitação do gerente da Rádio Cultura, Heraldo Duarte, ele radiofonizou episódios e personalidades da História do Brasil, irradiados nas datas festivas.
É curioso lembrar que, depois de Pedro, seu filho Ernesto passou a ser o redator do programa.
Os filhos de Pedro Wayne também se dedicaram à literatura. Ramon Calo Wayne, bancário e jornalista, escreveu o livro “Periferias do Vento”, e Ernesto, professor universitário, jornalista e poeta deixou uma vasta obra, sendo ainda lembrado como “o poeta maior de Bagé” .

O jornalista

Como jornalista, foi redator e cronista do Correio do Sul e colaborador da revista “Phenix”, que aqui circulou, e de diversos outros órgãos de imprensa. Editou a “Revista da Exposição”, por ocasião da realização do tradicional evento promovido anualmente pela Associação Rural de Bagé.
Pedro Wayne, com Fernando Borba, Paulo Thompson Flores e Pelayo Perez lançaram um pequeno jornal que alcançou grande repercussão nos meios literários do país, vindo de toda parte pedidos de exemplares.
Com o exótico titulo de “ABCDEFGIJKLMNOPQRSTUVWXYZ”, o editorial de apresentação prometia publicar “literatura da nova, coisas de hoje”. Teve curta duração, mas despertou enorme polêmica, pois foi considerado “obsceno, pornográfico e imoral”. Sofreu tamanha guerra que a policia o fechou, seguindo ordens do governador do Estado, Flores da Cunha, ao qual pedidos nesse sentido haviam sido feitos. No editorial de despedida, os intelectuais bageenses diziam; ‘Não pense, não, o leitor que são os redatores que vão partir.Ainda não. É o ABC, simplesmente, que comunica a seus inúmeros desafetos que com esse terceiro número despede-se. Não sairá mais. Nascido para viver apenas um dia, três vezes, com esta, veio a lume. forçado pela estúpida falta de compreensão daqueles que o apedrejaram em nome da falsa moral embuçados na capa de borracha de tartufo. Moral caolha e hipócrita não é moral. Por isso, não aceitamos a lição quando surgiu ela da intriga, do anonimato ed da má vontade nascida na sandice gás mesas de café. Os redatores do dito cujo aproveitam o ensejo para se despedirem de todas as almas gener osas que lhe têm enviado descompustura, intrigas e cousas outras, tão profundamente imorais que não cabem dentro da sinceridade desta folha”.

Encontro com Lins do Rego

Embora não fosse ligado ao futebol, Wayne, atendendo solicitação nossa, escreveu artigos para a “Folha Esportiva”, que editávamos. Em um deles, relatou o encontro que teve, por ocasião de um congresso de escritores no Rio de Janeiro, com José Lins do Rego, grande apaixonado pelo Flamengo. Sabendo que Wayne era de Bagé, queria informação sobre um jogador do Guarany, o ponteiro Porto Alegre, que estava em teste em seu clube predileto. Wayne, que nada sabia, não querendo demonstrar sua ignorância no assunto, saiu-se, muito bem, dizendo, inteligentemente, que para Bagé ele era um bom jogador.

O Poeta

Pedro Wayne lançou também livros de poesia. O primeiro foi “Versos Meninosos e a Lua”, seguido por “Dina” e “ Tropel de Aflições “. O último, em memória de sua filha Dolores Maria, prematuramente falecida, com apenas 16 anos de idade. Eram “dezesseis poemas para aquela que aos 16 anos de idade deixou-nos a permanência de seu beijo e em sonho novamente se tornou”.dizia o poeta na apresentação de seu trabalho.
O escritor Manoelito de Ornellas, lembrava sempre que foi após a publicação do primeiro livro de poesias de Wayne, o qual marcou época, que eles, e depois Érico Veríssimo, se aproximaram e os três se tornaram amigo.

Contribuição valiosa
Sempre atento e envolvido com os movimentos culturais, Pedro Wayne incentivou, desde do inicio, os jovens artistas, e com eles colaborou, para a formação do Grupo de Bagé, que tanto sucesso alcançou ao longo dos anos.
Sua valiosa contribuição, é lembrada e destacada pelo poeta e escritor bageense Clóvis Assumpção, que foi critico de artes, ao escrever a história do Grupo de Bagé. Ele salienta que Pedro Wayne que “não só inovou a literatura do Rio Grande do Sul, com a participação ativa e direta de seu talento, como também conservou-a no alto sentido social, muito contribuiu para a formação do Grupo de Bagé, estimulando sempre e de todas as maneiras os jovens artistas.”

Festa Nacional do Trigo
Quando se dedicava à agricultura, Pedro Wayne idealizou e organizou a I Festa Nacional do Trigo aqui realizada em 1951.
Infelizmente, ele não teve a oportunidade de ver o sucesso que a promoção alcançou, por ter falecido antes de sua inauguração.

O Falecimento
Ao falecer em 13 de outubro de 1951, Pedro Wayne desempenhava as funções de Juiz Municipal. Seu velório foi no edifício do Fórum, onde amigos e admiradores em grande número compareceram para manifestar seu pesar pela irreparável perda. Noticiando a morte de seu antigo redator, o Correio do Sul dizia não saber qual o maior: o seu coração ou seu cérebro e que o escritor “não deixou herança material, mas deixou um legado imperecível perpetuado em sua produção literária”.
Pedro Rubens de Freitas Wayne faleceu com apenas 47 anos de idade e era casado, desde 1928, com D. Leopoldina Calo Wayne (Dininha) e deixou três filhos Ernesto, jornalista, e os estudantes Ramon e Ester Calo Wayne.

Recohecimento

O trabalho comunitário e a projeção que Pedro Wayne deu a Bagé, com sua obra, foram reconhecidos pelo Poder Público dando seu nome a uma das ruas da cidade e à Casa de Cultura, onde são efetuadas as promoções culturais da cidade. Uma de suas salas, foi destinada a uma memorial do escritor, estando ali expostos móveis, pertences e trabalhos do saudoso intelectual.
Pedro Wayne também desenhava. São de sua autoria o desenho e os versos em homengem ao Dr. Mário Araújo, que a revista “Phenix” publicou.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A cultura dos blogs

Criado com intuito de resgatar de forma atual o velho habito de escrever no diário, o Blog logo se tornou o estopim da descentralização da informação e do entretenimento, tendo desde o início uma grande adesão de jovens e jornalistas, estes últimos permanecendo até os dias de hoje com grande representatividade na blogosfera. Já os jovens deixaram de lado o diário virtual por sites de relacionamento, que proporcionam uma maior interatividade entre os membros. A herança de toda essa atividade virtual foi à grande emigração - por grande parte das novas gerações – da pesquisa bibliográfica para a pesquisa, quase exclusiva, via internet.
Contudo os blogs cada fez mais se profissionalizam, buscando fontes, novas informações, curiosidades e propagando ideias, pois estes sites possuem uma abrangência de nível mundial. Muitos blogueiros, nome dado a quem escreve os artigos, ainda optam por abordar temas peculiares a sua região de origem, além de resgatar histórias e notícias dos folclores locais.
Em Bagé, cidade tão rica em história, notícias, com um folclore gigantesco e terra de grandes jornalistas, os profissionais e os jovens nunca se adaptaram de forma informativa a está ferramenta já não muito nova, os poucos que dela usufruíram permaneceram tão somente nos caminhos da divulgação de seus próprios pensamentos, voltando-se apenas para a função jornalística há muito pouco tempo. Não sabem estes jovens, jornalistas, professores ou não, que estão compartilhando e colaborando para educação de centenas de milhares de adolescentes e adultos que procuram referências sobre nossa cidade e nosso cenário cultural.
Aos que não crêem uma rápida pesquisa no número de visitantes em páginas que mencionem pessoas e fatos marcantes da nossa cidade, pode confirmar. Como os subsídios informativos na rede mundial de computadores são escassos, blogs como o da turma de 1976 do Colégio Auxiliadora, do poeta Manoel Ianzer (Bagé além da fronteira), Blog de Edson Larronda e o Blog dos ex-alunos da escola Carlos Kluwe (Velha Guarda Carlos Kluwe), são constantemente visitados por pessoas do mundo inteiro, algumas a procura de informações e a título de conhecimentos, outras bageenses e familiares tentando aliviar a saudade e enriquecer o filão da memória.
Vemos, só então, que nos e o mundo queremos ainda mais, restabelecer fortemente os laços com o “controvertido e largo território da sensibilidade”.
Ézio Sauco
eziosauco@gmail.com

domingo, 12 de dezembro de 2010

NPHTT - Ata 23

Aos sete dias do mês de dezembro de dois mil e dez,o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda realizou sua reunião mensal tratando diversos assuntos. Inicialmente fizeram uma avaliação do trabalho realizado pelo núcleo neste ano, ficando evidente a enorme contribuição à comunidade através da programação oferecida como palestras, reuniões, exposições e serviços, especialmente na preservação de datas, fatos e nomes importantes da história de Bagé, como as homenagens nos centenários de Nascimento de Darcy Azambuja e Frederico Petrucci.
Foi destacada a enorme contribuição prestada por Mário Lopes através da entrega de mais de trinta biografias de pessoas que ainda não tiveram seu histórico de vida pesquisado e que muito contribuíram para o desenvolvimento de Bagé nas mais destacadas áreas.
A seguir, foi aprovado por todos os presentes os principais fatos relacionados por Mário Lopes e que contam a história de Bagé em seus 200 anos, solicitado pela Secretária de Cultura Roséli Safons para a elaboração de 30 painéis com fotografias para exposição itinerante no próximo ano. Cópia dessa relação será entregue a Carlinhos Peduzzi e Maria Luiza Cardoso Pêgas para fazerem um levantamento fotográfico do material disponível, que será posteriormente anexado à iconografia e ilustração dos painéis.
Também foi comunicado pela Presidente que o núcleo encaminhou dois projetos à Comissão dos 200 anos para que os mesmos sejam analisados. Se aprovados, deverão ser financiados. O primeiro refere-se à confecção dos painéis do projeto Ritos e Afetos e o segundo solicita a edição do livro de biografias ( pesquisa de Mário Lopes) com um total de 400 livros, sendo 200 para a Prefeitura distribuir nas Escolas, bibliotecas, etc. e os outros 200 seriam entregues ao autor. O Núcleo e a Prefeitura fariam o lançamento com sessão de autógrafos.
Ainda foi lembrado que o próximo ano assinala , em Fevereiro, 210 Anos de Nascimento de Antonio de Souza Neto, em Maio os 110 Anos da morte de Dr Penna, em Julho, 110 Anos da Morte de Gaspar Silveira Martins e ainda o Centenário do Colégio Melanie Granier. Foi sugerido que José Otávio Gonçalves, Elizabeth Fagundes e Aluísio Budó, respectivamente, façam um pequeno texto para ser publicado nos jornais. O Centenário deverá ser tratado posteriormente, buscando-se a parceria de alunos.
Quanto à organização do Ciclo de Palestras sobre a História de Bagé 200 Anos, ficou decidido que em março será discutido o formato,
Ainda sugerido que o Núcleo encaminhe correspondência à srª Lia Quintana, parabenizando-a pela posse como Reitora da Urcamp e solicitando que o Museu Dom Diogo de Souza realize uma exposição pública da PEDRA DA LUA , presente do Presidente Nixon ao Presidente do Brasil Emílio Garrastazú Médice e que foi destinada pelo Presidente para o Museu de sua cidade natal, Bagé. Sugere que esse fato seja visto como um grande acontecimento nos 200 anos da cidade, já que há muito tempo essa pedra encontra-se guardada a sete chaves , tendo ficado no imaginário de alguns e totalmente desconhecida pelas novas gerações.
Encerrada a reunião os participantes fizeram a confraternização de final do ano.

Presentes: Mário Lopes, Aluísio Budó, Ézio Sauco, Neiva Brito, Hamilton Vaz, José Antonio Marques, Cármen Barros, Eliane Lima, Maria Contreiras, Lala Pêgas, Heloisa Beckman.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reunião do NPHTT

Nesta terça feira às 17:30h na Casa de Cultura Pedro Wayne, acontece a reunião mensal e de encerranmento das atividades 2010 do Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda, onde diversos assuntos serão tratados, como os projetos encaminhados para a Comissão 200 Anos de Bagé, agendamento das palestras para 2011, programação especial em comemoração ao bi centenário da cidade, solicitações ao Núcleo de parcerias, etc. Após a reunião haverá confraternização no Bistro.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Palestra do NPHTT.

Na próxima terça feira, às 16:30 h, o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda e a Casa de Cultura Pedro Wayne promovem a palestra "Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci". A palestrante será a filha Ligia Antonela Petrucci, que virá especialmente para a reunião e contará com a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci. A comunidade é convidada a participar e conhecer aspectos interessantes da vida de Frederico através de depoimentos, já que o homenageado teve intensa atuação em Bagé. Na ocasião será entregue aos presentes uma breve pesquisa elaborada por Mário Lopes, integrante do Núcleo.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Palestra: Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja

Na próxima quinta feira, dia 28, na Casa de Cultura Pedro Wayne, às 15:30h, o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda e a Casa de Cultura promovem a palestra " Centenário de Darcy Azambuja", com a participação de sua filha Lygia Azambuja , familiares e da Escola Municipal Darcy Azambuja. O evento é aberto à comunidade e assinala na data, os cem anos de nascimento do médico Darcy Azambuja e sua destacada atuação em Bagé.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pinturas Mantos de Silêncio - Convite



Exposição Pinturas Mantos de Silêncio - Heloísa Beckman

"A Origem da Família Ustárroz em Bagé"



Na próxima terça - feira, promovido pelo Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e apoio da Sociedade 
Espanhola, às 17 30h, na Casa de Cultura Pedro Wayne, Heloisa Beckman apresenta, na programação mensal do Núcleo e aberta à comunidade , o trabalho de pesquisa "A Origem da Família Ustárroz em Bagé", contando a vinda da Espanha de Geraldo e Tomás, ambos violinistas e participantes na área musical de Bagé. Geraldo teve ainda destacada atuação em nossa comunidade na área do comércio, na presidência da Sociedade Espanhola e no trabalho de assistência à Vila Vicentina.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NPHTT - Ata 22

Aos cinco dias do mês de outubro de dois mil e dez,o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda realizou sua reunião mensal tratando diversos assuntos.José Antonio Marques comenta o PROJETO AMBIENTAL NASCENTE DO RIO NEGRO. A intenção é realizar uma parceria com a Prefeitura de Hulha Negra, Rotary Bagé Campanha e Núcleo Tarcísio Taborda para a colocação de placas de identificação nas nascentes na região e assinalar os aspectos históricos da bacia do Rio Negro (que possui 750 km de extensão e nasce na Hulha Negra) O projeto também inclui a demarcação e revitalização da área da Lagoa da Música.Contou que após a visita ao local do Forte de Santa Tecla houve a limpeza da área pelo 3º R C Mec. Como integrante do Núcleo realizou uma palestra sobre o Forte de Santa Tecla na reunião do Rotary Clube Bagé Campanha.

A seguir foi discutida a solicitação da Secretária de Cultura Roséli Safons para uma parceria da Secretaria com o Núcleo na elaboração de uns 30 painéis contando a história de Bagé em seus duzentos anos. O Núcleo fica responsável pela pesquisa dos textos, e as fotos que serão incluídas será em parceria com o Museu Dom Diogo de Souza. A confecção dos painéis ficará com a Secretaria. Mário Lopes diz que na próxima reunião apresentará sugestão dos itens que deverão contar nos painéis.
A exposição “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé” que já esteve na Casa de Cultura Pedro Wayne , URCAMP, Palacete Pedro Osório, Escola Justino Costa Quintana e Museu Dom Diogo de Souza, será apresentada na Sociedade Espanhola de Bagé no dia 12 de Outubro, por ocasião do Dia da Hispanidade e posteriormente será encaminhada para a Câmara de Vereadores de Bagé.
A seguir, Mário Lopes entregou novas pesquisas que realizou sobre pessoas que ainda não foram contempladas com biografias: "Jorge Sune Grillo – O Médico do Coração dos Bageenses”, “Túlio Lopes – Um Homem da Comunidade”, “Pedro Caxias – O Protótipo da Caridade”, “Professora Mélanie Granier – Uma Vida Dedicada ao Ensino”, “Emílio Guilayn – Um Homem de Visão”, “Vida e Obra de Attila Taborda”, “Centenário de Nascimento do Presidente Médici”, além de Álvaro José de Godoy, Edmundo Rodrigues, Jardim de Infância Menino Jesus, As múltiplas atividades de Pedro Rubens Wayne, Jubileu de Ouro da Diocese de Bagé, Walter Corrêa Conceição, Padre Roberto Germano, ELAS são nomes de Escolas, Homens de Cor com Marcante Atuação em Bagé, Francisco Garibaldi, e Darcy Azambuja entregues na última reunião. Ézio Sauco entregará esse material digitalizado para posterior publicação nos 200 Anos de Bagé. Mário sugere a inclusão de uma ou duas fotos em cada um deles (acervo Núcleo e Museu Dom Diogo) e que a ordem seja alfabética. Uma cópia da biografia de Darcy Azambuja e Frederico Petrucci será entregue por ocasião das palestras de outubro e novembro.
Elaine Tonini conta que apresentará em Paysandú no Encontro Ibero Americano de Estudos Cemiteriais o trabalho “Arte Cemiterial – proposta pedagógica em Educação Patrimonial”.
Heloisa convida para a exposição “Mantos de Silêncio” no próximo dia 8, e para o filme “Grandes Mestres”- que conta a história do grande artista bageense Danúbio Gonçalves, cujo lançamento em Bagé será no dia 19 de outubro.
Passou –se às atividades do Núcleo para o mês de Outubro: Palestras agendadas:

Dia 19, Heloisa Beckman apresenta “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ”, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ

Dia 28 - Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra de Lygia Azambuja e participação dos alunos da Escola Municipal Darcy Azambuja com poesia sobre o patrono e ainda a Banda da Escola.

Para novembro , com palestra marcada para o dia 9, o Núcleo assinala o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e quem nos fala sobre ele é sua filha, Ligia Antonela. Também haverá a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci através de um texto teatral sobre o Patrono e o Núcleo entregará aos presentes a biografia elaborada por Mário Lopes. 




Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação da pesquisa sobre “AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.

Em Dezembro , dia 14, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES".





A reunião foi encerrada e numa parceria do Núcleo com a Associação Pró Santa Tereza houve a palestra de Claudio Boucinha sobre Visconde de Ribeiro Magalhães, assinalando seu nascimento em 5 de outubro de 1841, em Portugal

Presentes: Mário Nogueira Lopes,José Antonio Marques, Maria Contreiras,Heloisa Beckman, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Carlinhos Pedizzi, Maria Luiza Pêgas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Reunião e Palestra sobre Antonio de Ribeiro Magalhães





Foto - Antonio de Ribeiro Magalhães, sua esposa Thereza e filhos

Na próxima terça feira, dia 5 de outubro de 2010, o Núcleo de Pesquisa Tarcísio Taborda realiza sua reunião mensal às 16:30 h na Casa de Cultura Pedro Wayne e às 17:30 h promove em parceria com a Associação Pró Santa Tereza uma palestra de cunho histórico com o Professor Cláudio Boucinha sobre a vida e as inúmeras iniciativas e contribuições de Antonio de Ribeiro Magalhães para o desenvolvimento da região e de nosso estado. A data de 5 de Outubro assinala 169 de seu nascimento ocorrido em Portugal .
A palestra tem o apoio da Casa de Cultura Pedro Wayne e da Secretaria de Cultura e é aberta à comunidade , sendo uma oportunidade de conhecermos personalidades e fatos que foram fundamentais na história de Bagé em seus 200 anos.

Currículo do palestrante.



Claudio Antunes Boucinha possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). É também fundador do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda.

domingo, 19 de setembro de 2010

Guasqueada no Pampa

Promoção:

Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Casa de Cultura Pedro Wayne, Secretaria Municipal de Cultura, Família Guasque

Apoio:

Museu Dom Diogo de Souza , Centro Histórico Santa Thereza.

A Guasqueada do Pampa acontecerá no próximo dia 21, às 17 h na Casa de Cultura Pedro Wayne e reunirá a Família Guasque , historiadores, professores e interessados , para conhecerem ,através de depoimentos , a vida e as atividades de Don Guasque , espanhol que veio para o Brasil em 1828 e que andou por Bagé na época da Revolução Farroupilha, de seu filho Ignácio ( que editou em 1890 " Medicina Homeopathica", e do neto José Luiz ( dono da Pharmácia Humanidades ), ambos médicos homeopatas que viveram em Bagé, e ainda sua numerosa descendência.
Confirmadas as presenças de familiares do Rio de Janeiro, Paraná, Montevideo e outras cidades do Uruguai, assim como de várias cidades de nosso estado.
Também teremos a presença da historiadora Elma Santana - Diretora do Instituto Estadual do Livro , de Henrique Pires - Diretor do Instituto João Simões Lopes Neto, de Luis Carlos Vaz- Mestre em Memória e Patrimônio DA UFPel e do Diretor de Patrimônio de Jaguarão, entre outros .

Programação:
Palestra 1 - " Dr. José Luiz Guasque, médico homeopata em Bagé 1907 - 1937 ", com os bisnetos Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista em São Gabriel - RS, e Maira Belkis Caminha Correa, veterinária, bacharel em Direito em Bagé (20 min).

Palestra 2 - " Guasque Prates - uma das famílias descendentes de Don Guasque ". Mirta Guasque Prates, psicopedagoga de Porto Alegre (20 min).

Palestra 3 - Dr. Ignácio Guasque e o tratado " Medicina Homeopathica ", com Renato Vargas Guasque, advogado patrimonialista de Ponta Grossa -Paraná, e Gerson Luis Barreto de Oliveira (30 min).

Intervalo ( 10 min )

Palestra 4 - " Don José Guasque ", com Renato Vargas Guasque, e Aluisio Guasque Antunes, Procurador Aposentado do Estado do Paraná (30 min) .


A seguir, a escritora e folclorista gaúcha Elma Sant'Ana faz uma abordagem com " Don José Guasque pela Revolução Farroupilha " e lança o livro " Don Guasque ".

Após, debates com mesa redonda de todos os participantes, e entrega oficial ao NPHTT das Obras Completas da escritora Anna Guasque Moreira Lima ( bisneta de Don Guasque ).

NPHTT - Ata 21

Aos quatorze dias do mês de setembro do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem das próximas atividades já agendadas, ações, palestras , correspondências recebidas, projetos para este ano e também para 2011 e que sejam de interesse e enriquecimento cultural da comunidade .

Inicialmente tratou-se da Guasqueada no Pampa, programada para o próximo dia 21, às 17 h na Casa de Cultura Pedro Wayne. A Guasqueada do Pampa reunirá a Família Guasque , historiadores, professores e interessados , para conhecerem, através de depoimentos, a vida e as atividades de Don Guasque , espanhol que veio para o Brasil em 1828 e que andou por Bagé na época da Revolução Farroupilha e também de Ignácio e José Luiz, filho e neto de Don Guasque, ambos médicos homeopatas que viveram em Bagé, e ainda as famílias que tiveram origem através de seus descendentes.

Confirmadas as presenças de familiares do Rio de Janeiro, Paraná, Montevideo e outras cidades do Uruguai, assim como de várias cidades de nosso estado

Também teremos as presenças da historiadora Elma Santana - Diretora do Instituto Estadual do Livro, de Henrique Pires - Diretor do Instituto João Simões Lopes Neto, de Luis Carlos Vaz- Mestre em Memória e Patrimônio da UFPel e do Diretor de Patrimônio de Jaguarão, entre outros .

A promoção é do Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Casa de Cultura Pedro Wayne, Secretaria Municipal de Cultura e Família Guasque, contando com o apoio do Museu Dom Diogo de Souza e Centro Histórico Santa Thereza.

Palestra 1 - " Dr. José Luiz Guasque, médico homeopata em Bagé 1907 - 1937 ", com OS bisnetos Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista em São Gabriel - RS, e Maira Belkis Caminha Correa, veterinária, bacharel em Direito em Bagé ( 20 min ).

Palestra 2 - " Guasque Prates - uma das famílias descendentes de Don Guasque ". Mirta Guasque Prates, psicopedagoga de Porto Alegre ( 20 min ).

Palestra3- Dr.Ignácio Guasque e o tratado " Medicina Homeopathica",com Renato Vargas Guasque, advogado patrimonialista de Ponta Grossa -Paraná, e Gerson Luis Barreto de Oliveira ( 30 min ).

Intervalo ( 10 min )

Palestra 4 - " Don José Guasque ", com Renato Vargas Guasque, e Aluisio Guasque Antunes, Procurador Aposentado do Estado do Paraná ( 30 min )

A seguir, a escritora e folclorista gaúcha Elma Sant'Ana faz uma abordagem com " Don José Guasque pela Revolução Farroupilha " e lança o livro " Don Guasque ".

Após, debates com mesa redonda de todos os participantes, e entrega oficial ao NPHTT das Obras Completas da escritora Anna Guasque Moreira Lima ( bisneta de Don Guasque ).

Como vários convidados começam a chegar no sábado, haverá uma programação paralela como sugestão:

Dia 18 –Sábado - Show de Marcello Caminha às 20 30 no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza - Promoção URCAMP e Studio Digital

Dia 19 – Domingo

!6 h - Desfile Temático Revolução Farroupilha

18 h- Encontro na Confeitaria Neisa

21 h - Jantar Velho Capitão

Dia 20- Segunda Feira

9 30 h - Recepção na Casa de Cultura Pedro Wayne - Música nativista -. Violão e voz com Lucas Gross e Exposição de Fotografias de Julinho Pimentel " Campos de Sombra e luz"

10 00 h - Desfile Tradicional de Gaúchos à Cavalo na Av Sete

12 30 h - Almoço na Churrascaria Betemps 20 00 h - Jantar no Madre Maria com música de Julinho Pimentel

Dia 21 - Terça Feira

9 00 h - Embarque em ônibus da Prefeitura para Passeio Cultural pela cidade: Av Sete e Tupi Silveira, Marechal Floriano, General Osório, Catedral, Parte antiga da cidade e Cemitério, Av José Artigas até o início dos Haras de PSI, Complexo Cultural Villa de Santa Thereza.

12 00 - Almoço no Restaurante Betemps

15 00 - Visita ao Museu Dom Diogo de Souza - Exposição " Dois Séculos do Cotidiano de Bagé - Imagem, Poesia e História"

17 00 -Casa de Cultura Pedro Wayne - " Guasqueada no Pampa"

21 00 h - Jantar de Encerramento no Bistro.

A seguir, Mário Lopes entregou as pesquisas que realizou sobre Álvaro José de Godoy, Edmundo Rodrigues, Jardim de Infância Menino Jesus, As múltiplas atividades de Pedro Rubens Wayne, Jubileu de Ouro da Diocese de Bagé, Walter Corrêa Conceição, Padre Roberto Germano, ELAS são nomes de Escolas, Homens de Cor com Marcante Atuação em Bagé, Francisco Garibaldi, Darcy Azambuja e ainda doou ao Núcleo amplo material de diversos autores sobre o trabalho realizado por Mário Lopes ao longo dos anos em que atuou como jornalista e como pesquisador. O Núcleo buscará parcerias para fazer a publicação no próximo ano, sendo que a biografia de Darcy Azambuja e Frederico Petrucci será entregue por ocasião das palestras de outubro e novembro.

José Antonio Marques justifica sua ausência na Guasqueada dizendo que estará acompanhando o Prefeito, o General e o Comandante do MEC numa visita ao Forte de Santa Tecla.

Ainda foi comentado as inúmeras solicitações que o Núcleo tem recebido através do blog, sendo uma delas o convite de Vanessa Abreu Dias que faz Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, para o núcleo participar de seu trabalho “ História e Patrimônio – O Município de Bagé através da fotografia”, onde propõe a criação de um acervo digital do Município. Os integrantes da reunião gostaram da proposta , mas como o Núcleo não possui um acervo fotográfico, já que todos possuem acervos particulares e com muitas cópias doadas ao Museu Dom Diogo, sugerem que a mesma entre em contato com Lala, que faz parte do Núcleo e também atua no Museu. Outra solicitação foi de Niela Bittencourt sobre o Príncipe Custódio. O Núcleo encaminhará correspondência sugerindo uma entrevista com Claudio Boucinhas que possui um amplo trabalho sobre Custódio. Outras solicitações já foram encaminhadas por email aos pesquisadores do Núcleo.

As atividades do Núcleo para o mês de Outubro: Palestras agendadas:

- Dia 19, Heloisa Beckman apresentará “ A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ

- Dia 28 será assinalado o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra de Lygia Azambuja, participação dos alunos da Escola Municipal Darcy Azambuja com poesia sobre o patrono e ainda a Banda da Escola abrilhantando e recebendo o público participante. Na ocasião será distribuída a biografia de Darcy Azambuja feita por Mário Lopes. Elizabeth Fagundes sugere que por ocasião da Palestra sobre Darcy Azambuja, O Museu Dom Diogo faça um convite à Escola para visitarem o Memorial da Medicina de Bagé que possui inúmeros objetos doados pela família do Dr Darcy.

Para Novembro , com palestra marcada para o dia 9, o Núcleo assinala neste ano, o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e para nos falar sobre ele teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Também haverá a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci através de um texto teatral sobre o Patrono e entrega aos presentes a biografia elaborada pos Mário Lopes. Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação da pesquisa sobre “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.

Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro a programação de 2010, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES “, cuja administração foi marcada por ações, apoio e parcerias que trouxeram grande desenvolvimento para Bagé.

Presentes: Mário Nogueira Lopes, Elizabeth Fagundes, José Antonio Marques, Heloisa Beckman, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Hamilton Vaz, José Otávio Gonçalves.

domingo, 12 de setembro de 2010

Reunião do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda



Na próxima terça feira, dia 14, os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda realizam sua reunião mensal para tratarem diversos assuntos, entre eles a programação elaborada e já confirmada da Guasqueada no Pampa que acontecerá no próximo dia 21, o roteiro itinerante da exposição “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ I –IMAGEM, POESIA E HISTÓRIA”, as palestras agendadas para o mês de Outubro - no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ", abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ e no dia 28 será assinalado o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra de Lygia Azambuja, participação dos alunos da Escola Municipal com poesia sobre o patrono e ainda a Banda da Escola abrilhantando e recebendo o público participante. Para Novembro, com palestra marcada para o dia 9, o Núcleo assinala neste ano, o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci, e para nos falar sobre ele teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Também haverá a participação dos alunos da Escola Municipal Frederico Petrucci através de um texto teatral sobre o Patrono. Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação da pesquisa sobre “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho a ser publicado por Élida Hernandez Garcia. Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro a programação de 2010, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES ", cuja administração foi marcada por ações que trouxeram grande desenvolvimento para Bagé.

Guasqueada no Pampa

Promoção:

Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Casa de Cultura Pedro Wayne, Secretaria Municipal de Cultura, Família Guasque
Apoio - Museu Dom Diogo de Souza , Centro Histórico Santa Thereza.
A Guasqueada do Pampa acontecerá neste mês de setembro, em Bagé, e reunirá a Família Guasque , historiadores, professores e interessados para conhecerem, através de depoimentos, a vida e as atividades de Don Guasque, espanhol que veio para o Brasil em 1828 e que andou por Bagé na época da Revolução Farroupilha, de seu filho Ignácio (que editou em 1890 " Medicina Homeopathica", e do neto José Luiz (dono da Pharmácia Humanidades), ambos médicos homeopatas que viveram em Bagé, e ainda sua numerosa descendência.
Confirmadas as presenças de familiares do Rio de Janeiro, Paraná, Montevideo e outras cidades do Uruguai, assim como de várias cidades de nosso estado.
Também teremos as presenças da historiadora Elma Santana - Diretora do Instituto Estadual do Livro, de Henrique Pires - Diretor do Instituto João Simões Lopes Neto, de Luis Carlos Vaz- Mestre em Memória e Patrimônio da UFPel e do Diretor de Patrimônio de Jaguarão, entre outros. 

Programação:

Dia 21 de Setembro- 17 horas, Casa de Cultura Pedro Wayne

Palestra 1 - "Dr. José Luiz Guasque, médico homeopata em Bagé 1907 - 1937 ", com OS bisnetos Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista em São Gabriel - RS, e Maira Belkis Caminha Correa, veterinária, bacharel em Direito em Bagé ( 20 min ).

Palestra 2 - " Guasque Prates - uma das famílias descendentes de Don Guasque ". Mirta Guasque Prates, psicopedagoga de Porto Alegre ( 20 min ).

Palestra 3 - Dr. Ignácio Guasque e o tratado " Medicina Homeopathica ", com Renato Vargas Guasque, advogado patrimonialista de Ponta Grossa -Paraná, e Gerson Luis Barreto de Oliveira ( 30 min ).

Intervalo ( 10 min )

Palestra 4 - " Don José Guasque ", com Renato Vargas Guasque, e Aluisio Guasque Antunes, Procurador Aposentado do Estado do Paraná ( 30 min )

A seguir, a escritora e folclorista gaúcha Elma Sant'Ana faz uma abordagem com " Don José Guasque pela Revolução Farroupilha " e lança o livro " Don Guasque ".

Após, debates com mesa redonda de todos OS participantes, e entrega oficial ao NPHTT das Obras Completas da escritora Anna Guasque Moreira Lima ( bisneta de Don Guasque ).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

" O Gaúcho de Bagé - MITO OU REALIDADE "

O Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda e Casa de Cultura Pedro Wayne convidam para a palestra mensal programada pelo Núcleo, no próximo dia 10, às 17:30 na Casa de Cultura e relacionada com as atividades desenvolvidas em nossa cidade no mês dedicado ao Patrimônio. Será palestrante a psicóloga Maria Helena Marques Dias, que abordará o habitante do Pampa como nosso patrimônio imaterial : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade" .

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

NPHTT - Ata 20

Aos tres dias do mês de agosto do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem das próximas atividades, ações, palestras e projetos para este ano e para 2011 e que sejam de interesse e enriquecimento cultural da comunidade .
Inicialmente foi atualizado o Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês, já que a programação foi ampliada. A palestra de Agosto, no dia 10, integrará também a programação do Memorial da Câmara relativa às atividades no mês dedicado ao Patrimônio. Será palestrante a psicóloga Maria Helena Marques Dias que abordará o nosso patrimônio imaterial : “O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade" . A exposição “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História” também fará parte dessa programação e estará em exposição no saguão da Urcamp, de 10 a 16. As responsáveis pela exposição na Universidade serão as professoras Carmen Barros (Curso de Artes) e Lia Quintana (Arquitetura). Após esse período,no dia 17 a exposição irá para o Porão do Palacete Pedro Osório e fará parte da programação da Secretaria de Cultura e Prefeitura relacionada ao Patrimônio. Em Setembro, a mesma exposição será montada no Museu Dom Diogo de Souza por ocasião da Guasqueada no Pampa, já que uma das fotos expostas refere-se à Família de Ignácio e José Luís Guasque e na programação cultural que será preparada para os participantes está incluída a visitação ao Museu .
Em Setembro , dia 21, acontecerá na Casa de Cultura Pedro Wayne, às 17 h a Mesa Redonda “GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1828, sua passagem pela Revolução Farroupilha, sua permanência no sul, seu filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé. A pesquisadora Elma Santana estará entre os palestrantes e logo após o encontro lançará seu recente livro sobre Don Guasque. Inúmeras presenças já confirmadas do Uruguai, Rio de Janeiro, Paraná, etc. O Núcleo buscará parceria com a Secretaria de Cultura para a realização do evento, encaminhando correspondência solicitando ônibus para um passeio turístico- cultural , etc.
Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ ", abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ. No dia 28 será assinalado o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com palestra realizada por sua filha Lygia Azambuja. Na ocasião será distribuída a biografia de Darcy Azambuja com pesquisa de Mário Lopes.
Para Novembro , dia 9, uma palestra com Lígia Antonela Petrucci, assinalando o Centenário de Nascimento de seu pai Frederico Petrucci transcorrido neste ano, e no dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano, com a apresentação de “AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.
Para as palestras sobre os cem anos de nascimento de Darcy e Petrucci o Núcleo entrará em contato com a Secretaria Municipal de Educação para que as escolas que levam seus nomes realizem trabalhos sobre os Patronos, e as mesmas também serão convidadas para as palestras.
Em Dezembro, dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES ", cuja administração foi marcada por um Grande desenvolvimento em Bagé, como a iluminação pública, o calçamento da Av. 7 de setembro, Ponte do Guilayn, construção da Hidráulica,doação de terreno para a Exposição Feira de Bagé, convite aos padres salesianos e as irmãs franciscanas para implantação do colégio dos padres e das freiras, e muito mais.
A seguir , Jussara Carpes convidou para as atividades propostas pelo Memorial da Câmara na Semana do Patrimônio, especialmente para a Sessão Solene do dia 16. Ficou acertado que José Otávio representará o Núcleo. Também tratou-se da publicação de painéis com postais antigos de nossa cidade, numa parceria Museu Dom Diogo de Souza, Núcleo Tarcísio Taborda e Memorial da Câmara, neste mês.
Passou-se então a tratar da próxima exposição de fotografias para 2011. Após debate, ficou acertado que no primeiro semestre o Núcleo realizará uma exposição cujo tema será vinculado a ritos religiosos como Casamentos, Bodas, Batizados, Primeira Comunhão, Procissões. A sugestão é que se elabore um projeto para ser encaminhado à Comissão que trata dos 200 Anos de Bagé, no segmento de Arte, Memória e Patrimônio para buscar-se patrocínio. A exposição terá como título “ RITOS E AFETOS”.
Para o segundo semestre será a vez do patrimônio construído, e sugerido por Mário Lopes “RECORDANDO BAGÉ ANTIGA”. Mário também entregou a listagem de vários prédios que deveriam ser contemplados na Mostra. Foi sugerido que esse evento seja construído e patrocinado pelo Memorial da Câmara, já que trata do resgate e preservação do patrimônio,em forma de painéis, pois proporcionam exposições itinerantes . A data de inauguração será agosto de 2011, no mês em que é evidenciado o patrimônio material e imaterial.
As datas para as próximas reuniões serão: 14 de setembro, 5 de Outubro, 9 de Novembro e 7 de Dezembro, sempre às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
Presentes na Reunião: Carlinhos Peduzzi, Davi Ulisses Simões Pires, Elaine Tonini, José Otávio Gonçalves, Mário Lopes, Heloisa Beckman, Lala Pêgas, Jussara Carpes, Neiva Brito, José Antonio Marques e Maria Contreiras. Nada mais havendo a tratar de imediato, foi encerrada a reunião.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reunião e Programação do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda

Na terça feira, dia 3, os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda realizam sua reunião mensal para tratarem diversos assuntos. Entre eles, a programação elaborada e já confirmada das palestras abertas à comunidade para o segundo semestre deste ano.
Em Agosto, no dia 10, a convidada é a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade", abordando nosso patrimônio imaterial no mês dedicado ao Patrimônio .
Em Setembro, dia 21 , acontecerá a esperada Mesa Redonda- “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes já confirmados de vários estados do Brasil e do Uruguai e que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1828 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. A pesquisadora Elma Santana participará das palestras e lançará a biografia de Don Guasque nessa ocasião.
Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresenta “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ, no mês em que celebramos com a etnia espanhola o "Dia da Hispanidade". Ainda em Outubro, no dia 28, o Núcleo assinala o Centenário de Nascimento de Darcy Azambuja com uma pesquisa apresentada por sua filha Lygia.
Para Novembro, marcada para o dia 9, uma palestra onde o Núcleo assinala neste ano o Centenário de Nascimento de Frederico Petrucci , e para nos falar sobre ele teremos a presença de sua filha, Ligia Antonela. Ainda em Novembro, dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.
Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES", cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.
Entre os assuntos a serem tratados: escolha do tema para a próxima exposição de fotografias em 2010 , o agendamento e encaminhamento da exposição "Dois Séculos do cotidiano de Bagé - Imagem, Poesia e História", a organização das palestras através da distribuição de tarefas , como a busca de apoio e a organização de um passeio cultural com visitantes, e sugestões de palestras para o próximo ano pois algumas sugeridas já foram confirmadas.

sábado, 31 de julho de 2010

Retratos antigos, proposta moderna


É bem de Bagé. Essa falsa paradia, que, de repente, se rompe, para que surja uma fogueira de sensibilidade inesperada e que vinha, há muito, em lenta e cuidadosa construção coletiva. Aqui o silêncio é sempre construtor embora não tenha prazos.
A gente se belisca e pensa: será verdade? Estamos em Bagé, nessa cidadezinha charmosa de beiral de continente, com ar castelhano, contida e minada de história, com nome de Rainha ou no centro cultural de Montevidéo ou POA ?
Foi o que todos, temos certeza, perguntaram nessa gélida noite de 13 de julho diante da mostra de Retratos Antigos, na Casa de Cultura .Uma mostra de ficar em nossos melhores registros, como ficaram tantas outras nessa Casa
RETRATOS ANTIGOS inova a proposta de edições a que se propõe o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda. Pega a linguagem instigante e contemporânea da fotografia repropõe a história de época em suportes novos(esses banners que nem pedaços móveis de paredes) e dá de comer à alma, a beleza e a história.
Tudo é delicado nessa Mostra.Tudo é intocável porque pertence à dimensão irreversível do passado. Mas tudo é referência e ponto de partida...E os olhares dos visitantes poderão ser contemplativos ou críticos, poderão recriar ou celebrar, conforme entrarem em comunhão,ou não, com aquela alma que está ali pulsando atrás de cada fato...Então a história começa a se mover e a ser tecida pela trama das mil contemplações sempre chegando.
Os textos, ao lado das fotos, fotografam a emoção da alma debruçados sobre a imagem. Ardidos, líricos, amorosos, questionadores e críticos.
Heloisa Beckman, como coordenadora do Núcleo, e Maria Luisa Pêgas como sua assessora tecnica, brilharam. Carmem Barros como sempre assinalou presença na mais sensível justificativa.A leitura dramática nas vozes de Marilu e Sapiran, reconhecida força poética, fizeram com que cada foto deslizasse dentro de nós e se incorporasse a um recanto da alma, e os tempos fossem se ligando e já nem soubéssemos se pertencíamos ao século 21 ou aos inícios do século passado, ao final do momento. Havia o clima denso e envolvente das grandes nostalgias e a instigante curiosidade do não vivido. As fotos eram iluminadas, uma a uma, conforme a leitura dos textos ,e uma procissão de olhares ia acompanhando a caminhada poética. Momento estético e afetivo de dignificar a história de Bagé. Lá estavam, nas fotos, as mulheres e os homens de Bagé em grupos ou bandos comemorativos ou não, solenizados ou não, as famílias, as mães com seus filhos ou sozinhas, as figuras que inovaram, também os revolucionários e os pobres, esses ausentes e presentes dentro da vida e da arte. A história de um tempo, as relações de poder na moda, na postura e composição da cena, os afetos, o tempo da repressão e da gentileza, do disfarce, o tempo da alegria e da guerra, as contradições e as consagrações(Para mim foi demais sensibilizador, ver ali minha mãe com 18 anos, uma das primeiras mulheres a dirigirem carro nesta cidade).
A mostra passa a ser uma encantadora fonte de pesquisa histórica, um forte subsídio e uma provocação dentro dessa ótica contemporânea em que a imagem comanda a cena do mundo. Afinal há muito que explorar e muito que perguntar a partir dela: o que perdemos ou ganhamos nesses 200 anos?No que evoluímos e no que regredimos, nós resistentes seres fronteiriços ?
Pois é. Não esqueceremos o momento de sua inauguração. Um luxo para alma e uma experiência de calor espiritual e beleza se contrapondo, de forma absoluta, à névoa lá fora, na rua 7...Quase que, na saída da Casa de Cultura, buscamos, com o olhar, a torre do antigo Mercado para segurar e estender a memória e o seu passo.

Elvira Nascimento (Mercinha).

sábado, 24 de julho de 2010

Palestra: O Trapézio de Bagé

No próximo dia 27, terça feira, às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne , promovido pelo Núcleo de Pesquisas Tarcísio Taborda, Armando Luís Brasil apresentará sua pesquisa sobre os limites no sul do Brasil no período colonial e Imperial e a formação de nosso Município O TRAPÉZIO DE BAGE .
As obras consultadas foram " Fronteira Iluminada" , de Fernando Cacciatore de Garcia, " A Saga no Prata" de Juvêncio Saldanha Lemos e " Memórias", de Ladislau dos Santos Titára.
A programação é também alusiva aos 199 anos de Bagé e visa maior enriquecimento cultural e conhecimento histórico a respeito da formação geográfica e dos limites tratados de nosso Município quando nos preparamos para os 200 anos da fundação de Bagé.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Caderno Pampa ZH - 18/07/2010

Matéria sobre a exposição "Dois Séculos do Cotidiano em Bagé - Imagem, Poesia & História".


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tarcísio Taborda, bageensemente

Texto publicado originalmente no Jornal impresso Folha do Sul Gaúcho. Em homenagem ao historiador Tarcísio A. C. Taborda, que completaria 82 anos de vida no último dia 13 de Julho de 2010.

"Numa edição especial do jornal ECOARTE em homenagem ao nosso Tarcísio Taborda, Wayne dizia genialmente: “Tarcísio é a pessoa mais de Bagé que conhecemos.Bageenseia,Tarcísio, desde menino, bageensemente seu bageensismo. Esticou de tal forma o mapa da cidade que já não sabemos se foi aprovada a sua proposição para que o Estado passasse a ser chamado Rio Grande do Sul de Bagé”. E acrescentava: "pedir a bibliografia de Tarcísio, é pedir sua bageografia”.

Tarcísio está diluído em Bagé e, Bagé, por sua causa, diluído no mundo. Um pedaço dele mora em Santa Tecla, o outro no Cerro de Bagé, um outro às margens do Arroio, um outro segura o museu Dom Diogo e sua majestosa escadaria, e , quando o sino da Matriz ecoa não sabemos se é o sino ou seu coração batendo por Bagé, sincopadamente. Ocorre que, neste ano, todos os seus pedaços foram convocados a acampar na esquina da Tupy com a Coronel Azambuja e não sairão de lá enquanto o seu Museu da Gravura não for reaberto
Neste dia 13, de seu aniversário, nós queremos te dizer,Tarcísio, que fizemos todas as tarefas, em teu nome.E que a Urcamp junto ao Ministério da Cultura, com mediação de Luís Fernando Mainardi, está providenciando a abertura do Museu da Gravura,um dia, tão cuidadosamente organizado por ti.
Aguardamos ansiosos enquanto, no charmoso Porão da Secretaria Municipal de Cultura, se realiza o mais contundente ato político em sua defesa nesta Semana de Bagé do Arte na Vitrine. Uma Exposição argumentando , vigorosamente , os cuidados com um dos mais preciosos acervos visuais brasileiros. Inteligentemente montada para acordar Bagé para sua relíquias. Carmen Lucia Barros(Casa de Cultura), Maria Luisa Pegas (Museu Dom Diogo) e Alunas da Faculdade de Educação Artística, narram a beleza e a história da criação do museu da Gravura Brasileira.Na entrada, uma cobertura jornalística do ato de sua criação nos acolhe aquecida pela figura emblemática de Tarcísio Taborda e do histórico Grupo de Bagé. A partir dela uma mostra artística descortina a evolução e o brilho da obra, em várias linguagens, dos reconhecidos artistas,Glauco Rodrigues ,Glenio Bianchetti, Carlos Scliar e Danúbio Gonçalves. Com eles nasceram as artes visuais do Rio grande do Sul como nos lembrou Paulo Amaral, ex-Diretor do Margs, na última Feria do Livro de Bagé. Não adianta, mesmo revisitada, a produção do Grupo da Gravura de Bagé, sempre surpreende e deslumbra,jamais é a mesma e sempre provocadora diante do nosso olhar em movimento.
Antenado, extremamente sensível e arrojado,Tarcísio previu que os tempos apagariam marcos,arrancariam raízes e que, simultanemante, pediriam diferenciações e o clamor criador das identidades. E ele sabia que um museu guarda o tecido mais forte da alma de uma cidade, suas pegadas, os registros que valeram, as luzes que permanecerão em qualquer noite da história. E reteve ali a arte e sua chama... A gravura era uma tradição de Bagé As nascentes do rio caudaloso das pesquisas dessa linguagem estavam enraizadas luminosamente aqui. Um dia, Consuelo Cuerda tentou dar continuidade a esse empenho num trabalho original com crianças, jovens e adultos e que terminou com o fechamento dramático do Cenarte. Ficou lá desativada uma valiosa prensa e a grande pergunta : como fica a gravura que nasceu em Bagé ?
Hoje esse relicário, esse acervo, vasto e múltiplo do Museu da Gravura, com quase 1,5 mil obras dos mais consagrados artistas brasileiros está depositado no Museu Dom Diogo e clama por um espaço próprio e adequado e pelo mais qualificado convívio com a comunidade.A maioria das obras de Glauco Rodrigues, um dos grandes pintores do continente, foi destinada à guarda do Museu da Gravura o que aumenta extremamente nossa responsabilidade ética.
Neste aniversário de Bagé pedimos a esse inesquecível e insubstituível aniversariante, Tarcísio Taborda, que nos dê uma mão e reabra festivamente o seu e nosso Museu da Gravura, único em sua especificidade no Brasil. Já pensaram?
Por outra, Tarcísio, fica descansado, os”guris” estão narrando Bagé por ti,pelos bairros, escolas e praças. O Núcleo de Pesquisas te mantém vivo. Mas os 200 anos de tua terra pedem a tua força para que o rosto de tua cidade resplandeça diante de si mesmo e diante do mundo.
De resto é muita saudade tuas, gosto de sol e geada em nossa alma de julho e a sensação de que sempre estás chegando, a manta no pescoço, os”rrr” arrastados em tua macia fala e a gana de cantarmos juntos o hino de tua Bagé...E te cantarmos,Tarcísio. Afinal, quem mais amou Bagé que tu?

OBS: Tarcísio Taborda era integrante do Grupo Ecoarte.

Elvira de. M. Nascimento (Mercinha)".

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ata NPHTT

Ata 19

Aos seis dias do mês de Julho do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem de ações, palestras e projetos de interesse e enriquecimento cultural .
Inicialmente foi atualizado o Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês, já que a programação foi ampliada. Em Julho, o evento “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ I –IMAGEM, POESIA E HISTÓRIA”, marcada para o dia 13 de julho,às 19 h na Casa de Cultura Pedro Wayne e integrando o Calendário de Eventos das comemorações da Semana do Município. O elaboração do convite ficou com Lula Barros e os custos sob a responsabilidade da Prefeitura, sendo que o resultado gráfico foi muito apreciado pelos presentes. A prefeitura também disponibilizará a iluminação necessária para a apresentação do Grupo Teatral de Santa Thereza, com Sapiran Brito, Marilú Teixeira, Alice Simões Pires e João Costa Neto. As fotos dos painéis foram de 14 participantes selecionados pela Comissão, alguns com várias fotografias cedidas. Entre poetas do Cultura Sul e convidados teremos textos poéticos elaborados por 16 participantes. Elaine Tonini patrocinará o sorvete (Meltoni) que será servido na abertura e o creme de vinho será patrocinado por Maria Contreiras e heloisa Beckman. Lula Barros informou anteriormente que as escolas já estão agendando visita à Exposição. Os painéis serão feitos na Tecnojet após pesquisa de orçamento.
Ainda em Julho, no dia 27, Armando Luís Brasil apresenta e faz comentários de dois livros em que são tratados os limites e a formação de nosso Município - “Os Jesuítas dos Sete Povos das Missões “, de Rubens Vidal Araújo e “História do Povoamento – Conquista e Limites do Rio Grande do Sul – TRAPÉZIO DE BAGÉ “, de Fernando Cacciatore de Garcia, palestra imperdível para quem quer saber mais a respeito da formação histórica e geográfica de nosso Município.

A palestra de Agosto, no dia 10, será com a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade “ .
Em Setembro , dia 21, está previsto uma Mesa Redonda “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1928 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, sua permanência no sul, filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. Inúmeras presenças já confirmadas do Uruguai, Rio de Janeiro, Paraná, etc. O Núcleo buscará parceria com a Secretaria de Cultura para a realização do evento.

Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “ A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ.

Para Novembro , dia 9, uma palestra com Lígia Antonela Petrucci,assinalando o Centenário de Nascimento de seu pai Frederico Petrucci transcorrido neste ano, e no dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano , com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia.

Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES “, cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.

Foi confirmado que a Exposição do Acervo de Mário Lopes no Museu Dom Diogo de Souza contará com a entrega de um folder com a biografia de Mário elaborada por Ézio Sauco e patrocinada pelo Núcleo. Na ocasião será passado um vídeo feito por ocasião de seus 80 anos.

Também comentou-se o convite feito por Clarice Ismério para o Núcleo participar da III Feira do Núcleo Moveleiro do Pampa que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de Julho. O Núcleo foi convidado para colocar à venda os exemplares repetidos de publicações que recebe como doação, o que é de muito interesse do Núcleo.

As datas foram confirmadas para as próximas reuniões: 6 de Julho, 3 de Agosto, 14 de setembro, 5 de Outubro, 9 de Novembro e 7 de Dezembro, sempre às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.

Jussara Carpes convida para o Lançamento do Selo Comemorativo aos 200 Anos de Bagé a ser lançado na Câmara de Vereadores no próximo dia 19, às 11 horas.

Presentes na Reunião: Mário Lopes, Hamilton Vaz, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Heloisa Beckman, Lala Pêgas, Jussara Carpes,Neiva Brito, José Antonio Marques e Maria Contreiras. Nada mais havendo a tratar de imediato, foi encerrada a reunião.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Exposição "Dois Séculos do Cotidiano em Bagé - Imagem, Poesia & História"



Clic para ampliar

O Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda convida a todos para a exposição Dois Séculos do Cotidiano em Bagé - Imagem, Poesia & História.
Abertura: Dia 13 de Julho às 19:00 horas.
Visitação aberta na Casa de Cultura Pedro Wayne até o dia 05 de Agosto.


sábado, 12 de junho de 2010

Calendário de Palestras do NPHTT

O Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, em reunião, elaborou o Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês, às 17 30 h na Casa de Cultura Pedro Wayne. No dia 8 de Junho José Otávio Gonçalves falou sobre “A PRESENÇA DA FAMÍLIA SIMÕES PIRES EM BAGÉ” . Para Julho, o evento “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ I –IMAGEM, POESIA E HISTÓRIA”, marcada para o dia 13 de julho,às 19 horas na Casa de Cultura Pedro Wayne e integrando o Calendário de Eventos das comemorações da Semana do Município. Ainda em Julho, no dia 27, Armando Luís Brasil apresenta e faz comentários de dois livros em que são tratados os limites e a formação de nosso Município - “ Os Jesuítas dos Sete Povos das Missões “, de Rubens Vidal Araújo e “História do Povoamento – Conquista e Limites do Rio Grande do Sul – TRAPÉZIO DE BAGÉ ", de Fernando Cacciatore de Garcia. A palestra de Agosto, no dia 10, será com a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade “ . Em Setembro , dia 21 , está previsto uma Mesa Redonda “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1928 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ", abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ. Para Novembro , marcada para o dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano , com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia. Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES", cuja administração foi marcada por um Grande desenvolvimento em Bagé.

Desde já a comunidade está convidada a participar .

Ata do Núcleo de Pesquisas

Ata 18
No primeiro dia do mês de Junho do ano de dois mil e dez, reuniram-se em sua sede os integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem de ações e assuntos do interesse cultural para nossa comunidade. Inicialmente foi informado a todos que a ausência de Mário Lopes na reunião é devido ao repouso pós cirúrgico e que o mesmo encontra-se em Casa , recuperando-se bem. A seguir, passou-se ao Calendário de Palestras que acontecem sempre nas segundas terças feiras do mês. A próxima, marcada para o dia 8 de Junho será com José Otávio Gonçalves Neto falando sobre “ “ APRESENÇA DA FAMÍLIA SIMÕES PIRES EM BAGÉ” . Para Julho, o evento “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ I –IMAGEM, POESIA E HISTÓRIA”, marcada para o dia 13 de julho,às 19 h na Casa de Cultura Pedro Wayne e integrando o Calendário de Eventos das comemorações da Semana do Município. Ainda em Julho, no dia 27, Armando Luís Brasil apresenta e faz comentários de dois livros em que são tratados os limites e a formação de nosso Município - “ Os Jesuítas dos Sete Povos das Missões “, de Rubens Vidal Araújo e “ História do Povoamento – Conquista e Limites do Rio Grande do SulTRAPÉZIO DE BAGÉ “, de Fernando Cacciatore de Garcia. A palestra de Agosto, no dia 10, será com a psicóloga Maria Helena Dias que apresentará : “ O GAÚCHO DE BAGÉ – Mito ou Realidade “ . Em Setembro ,( dia 21 ou 28 ) está previsto uma Mesa Redonda “ GUASQUEADA NO PAMPA” com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque ao Brasil, em 1928 , sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. O Núcleo buscará parcerias para a realização do evento. Em Outubro , no dia 19, Heloisa Beckman apresentará “ A ORIGEM DA FAMÍLIA USTÁRROZ EM BAGÉ “, abordando a vinda da Espanha de GERALDO e TOMÁZ USTÁRROZ. Para Novembro , marcada para o dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano , com a apresentação de “ AS PRAÇAS DE BAGÉ”, trabalho de pesquisa a ser publicado por Élida Hernandez Garcia. Em Dezembro , dia 14, fechando com chave de ouro, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam “ INTENDENTE JOSÉ OTÁVIO GONÇALVES “, cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento em Bagé.
O assunto seguinte foi a sugestão de nomes de pessoas cujos Centenários de Nascimento transcorrem neste ano. Os nomes sugeridos foram : DR. DARCY SILVA AZAMBUJA , nascido em 28 de Outubro de 1910 e FREDERICO PETRUCCI , também nascido no mesmo ano. A sugestão é a de que se fale com as famílias para que indiquem quem poderá fazer as apresentações.
Também foi comentado o programa de Emanuel Muller, na Rádio Difusora, que convidou alguns integrantes pelos 15 ANOS DO NUCLEO. O programa teve uma repercussão muito grande, pois ouvintes forneceram novos dados para pesquisas, como a de que existem vários participantes da Guerra do Paraguai enterrados no Quebracho.
Foi confirmado que a Exposição do Acervo de Mário Lopes no Museu Dom Diogo de Souza será no dia 22 de Julho . Ézio Sauco entregou para o acervo do Núcleo a biografia que fez de Mário Lopes, e a sugestão é de que a mesma seja impressa e distribuída durante a exposição no Museu.
Heloísa comentou que amanhã participará de uma reunião na Urcamp representando o Núcleo, junto com outros grupos e associações culturais, onde será abordado a preocupação com o fechamento do Museu da Gravura há quase três anos.
As datas foram confirmadas para as próximas reuniões: 6 de Julho, 3 de Agosto, 14 de setembro, 5 de Outubro, 9 de Novembro e 7 de Dezembro, sempre às 17 30 h, na Casa de Cultura Pedro Wayne.
Presentes na Reunião: José Otávio Gonçalves Neto, Hamilton Vaz, Armando Luís Brasil, Ézio Sauco, Elaine Tonini, Carlinhos Peduzzi, Heloisa Beckman.
Nada mais havendo a tratar de imediato, foi encerrada a reunião.

domingo, 9 de maio de 2010

Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial

Na próxima terça feira, dia 11, às 17:30 horas ,na Casa de Cultura Pedro Wayne, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, dando continuidade à proposta de oferecer à comunidade novos conhecimentos, promove as palestras " Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial", com a Drª. Clarisse Ismério, responsável pela Produção Científica e Cultural da Urcamp, e "Aspectos históricos da Arte Cemiterial" com a Professora Elaine Tonini. O Cemitério de Bagé, é considerado um dos mais antigos e importantes do Estado, não só pela beleza de suas esculturas e túmulos, mas também por abrigar importantes nomes de nossa história, sendo constantemente objeto de estudo de pesquisadores, historiadores, artistas, arquitetos, entre outros. Recentemente ganhou projeção nacional com a apresentação do "Sarau Noturno" , espetáculo de teatro que junta poesia, música, história e patrimônio tendo por cenário belos túmulos.

O convite é aberto a todos e como sempre, a entrada é gratuita.

sábado, 8 de maio de 2010

Notícias do NPHTT - Luto artístico


Faleceu no último dia 04 de Maio, aos 73 anos, Edmundo Castilhos Rodrigues, integrante do NPHTT, membro fundador do Cultura Sul, elemento fundamental no desenvolvimento do cenário cultural bageense contemporâneo.


Bageense. Artista plástico, poeta, escritor.
Realizou inúmeras exposições individuais e coletivas de pintura e desenho no Brasil e exterior. Recebeu em Estocolmo premiação por sua participação nas forças de Paz da ONU no Egito, em 1659 e 1960, quando pintou diversos painéis em cantinas e barracas dos soldados brasileiros. Conquistou diversas premiações como o Prêmio Chico Buarque de Holanda, no II Salão Esso de Artistas Jovens, no Rio de Janeiro, em 1968. Retratou significativo número de ex-Presidentes da OAB de Bagé e RS. Lançou seu primeiro livro “Repartida Poesia” em 1984. Em 1988 editou o livro “Clovis Assumpção Irmão Maior”. Organizou o livro “De Cidra e Mel”, de Iolanda Abero Sá com suas ilustrações e capa de seu irmão Glauco Rodrigues. Seu nome consta no Dicionário de Artes Plásticas no Brasil, organizado por Roberto Pontual, Ed. Civilização Brasileira, e em “Escritores Bageenses”, de Élida Hernandes Garcia, Praça da Matriz, Ed.

Site do artista:

Ata NPHTT

Aos quatro dias do mês de maio de dois mil e dez, na data em que o Núcleo completa 15 anos, reuniram-se na Casa de Cultura Pedro Wayne, integrantes do Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda para tratarem assuntos de seu interesse e também da comunidade. Inicialmente, foi lida a Moção de Apoio do Núcleo e entregue à Vereadora Jussara Carpes para que seja denominado o saguão do Centro Administrativo de “Espaço Áttila Sá Siqueira”. Junto com a Moção, foi entregue o atestado de óbito fornecido pela família e uma pesquisa elaborada por Mário Lopes sobre a trajetória de Áttila. A iniciativa da vereadora deverá tramitar na Câmara e posteriormente será organizada a cerimônia. José Otávio lembrou a todos que Attila foi sócio fundador do Núcleo e também da ABEA. Também foi entregue aos familiares de Attila cópia dessa biografia realizada por Mário. Mário Lopes aproveitou para sugerir que cada integrante entregue seu currículo para o Banco de Dados do Núcleo e como exemplo entregou o seu. Também entregou uma pesquisa sobre o Padre Roberto Germano para publicação na retomada do Caderno Mensal do Núcleo. Aos presentes foi informado que Ézio Sauco, integrante do Núcleo, está em fase de elaboração do currículo completo de Mário Lopes.
Claudio Lemieszeck contou que foi procurado com a solicitação de que o Núcleo preste assessoramento às Escolas de Samba na construção do enredo de 2011, já que a temática do próximo carnaval será a História de Bagé em seus 200 anos. O Núcleo irá colaborar nas referências históricas.
José Otávio também falou da necessidade do Núcleo ter um Fundo e o quanto é necessário o apoio e a colaboração dos integrantes através do pagamento das mensalidades. Comentou que nos últimos anos não houve a apresentação dos relatórios anuais e fazendo um retrospecto viu o quanto o Núcleo tem trabalhado e colaborado nos mais diversos segmentos da comunidade. Pede que daqui em diante se retome o hábito dos relatórios.
Juca Giorgis sugere se estudar a transformação do Núcleo numa Fundação ou num Instituto para que possa elaborar projetos e buscar recursos. Élida Garcia aproveitou e informou que o Núcleo possui aproximadamente 8.000,00 em conta poupança, oriundos da venda de livros doados, e que esse dinheiro é destinado à publicação de livros. Jussara Carpes sugere que esse dinheiro seja usado na publicação das palestras programadas para Os 200 Anos de Bagé. Elaine Tonini pensa que devemos retomar Os Anais de Bagé. Juca cita como exemplo publicações desconhecidas como a de João Batista Marçal que escreveu sobre o Movimento Operário de Bagé.Também informa que através da Editora Matriz falou com Eurico Kluwe Salis e o mesmo disse que conseguirá a autorização para a publicação da obra de Eurico Salis. Também será reeditado o livro sobre Bagé de Jorge Reis. Aproveitou e entregou para o acervo do Núcleo a obra “Memória Histórica da Revolução Farroupilha” publicado pelo Arquivo Nacional, Arquivo Histórico e Memorial do Judiciário do Rio Grande doSul.
A seguir, foi entregue para o acervo do Núcleo três livros de poesia : “ No Silêncio de nossas Iras”, “ Mirem-se na Alma” e “ Portal da Alma”, escritos pelo bageense Manoel Ianzer, que reside em São Paulo e que também colocou o blog do Núcleo em seu blog sobre Bagé,no seguinte endereço: http://bagealemfronteira.blogspot.com/
Depois, passou-se à correspondência recebida do médico bageense Gerson Luis Barreto de Oliveira, residente em São Gabriel, com muito material como cópias de jornais, diários, informações e fotografias sobre a família de José Luis Guasque, seu bisavô, um dos homeopatas mais conceituados de Bagé, dono da Farmácia Humanidades, na Av. Sete de Setembro, e que faleceu em 1937. Conta que o pai de José Luís, Ignácio Guasque, também médico homeopata, escreveu um tratado médico “O Medicina Homeophatica”, editado em Pelotas em 1890. Será enviado em CD, ao Núcleo, o “ Tratado “ e o diário completo. O Núcleo considerou de Grande interesse essas informações e aguarda o encaminhamento das cópias. Em conversa, Gerson foi convidado para fazer uma palestra sobre a Família Guasque. Ele indicou um primo residente em Melo que tem uma pesquisa pronta e fará o contato com o mesmo. Foi solicitada a Gerson a autorização para encaminhar as fotos que estão no CD para a segunda seleção relativa à exposição de Fotografias “Dois Séculos do Cotidiano....”no dia 13 de julho . A solicitação foi prontamente atendida. Junto com esse material também foi encaminhado cópia de um texto teatral inédito, escrito por Francisco Lobo da Costa “ 27 de Janeiro ou Os Blancos em Jaguarão” que encontrava-se em poder da família de Gerson e que foi transcrita e guardada por sua antepassada Cecília Guasque.O material ficará à disposição dos integrantes para tirarem cópias e o texto de teatro será encaminhado à Sapiran Brito e Gladimir Aguzzi, diretores de peças teatrais.
Também foi lida correspondência do Instituto João Simões Lopes Neto, informando que pretendem dedicar o dia Primeiro de Abril, considerado o Dia da Mentira, ao Dia do Romualdo,personagem criado por Simões Lopes Neto em “ Casos do Romualdo”, em que ele inventa situações engraçadas e inverossímeis.
Clarisse Ismério convida o Núcleo a participar do Salão de Turismo da Região Sul e apresenta a proposta do Núcleo participar nos dias 16, 17 e 18 de julho através do encaminhamento de livros que serão colocados à venda. Também informa que o Núcleo será procurado para colaborar num projeto da UFPEL sobre a carne do pampa.
Também falou-se sobre a falta de espaços culturais em Bagé para a guarda de acervos. Citado como exemplo o Museu Dom Diogo de Souza que está sem espaço para a Pinacoteca, Fototeca, etc. e que a construção do Complexo Cultural não veio atender essa demanda. Jussara Carpes encaminhará dados do projeto original que contemplaria todas essas necessidades. Ainda foi citado o Museu da Gravura que encontra-se fechado e a futura Fundação Grupo de Bagé, já que ocorreram várias doações para essa Fundação e ninguém ouve falar de projetos que contemplem esse espaços.
A seguir, foram combinadas as datas das reuniões mensais até o final do ano. Em junho dia 01,em julho dia 6, em agosto dia 3, em setembro dia 8, em outubro dia 5, em novembro dia 9 e em dezembro dia 07.
Também foram confirmadas as palestras: No próximo dia 11 de Maio – “ Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial” com Clarisse Ismério e “Aspectos Históricos da Arte Cemiterial” com Elaine Tonini.

Em Junho, dia 8 – “A Presença da Família Simões Pires em Bagé” por José Otávio Gonçalves.

No dia 13 de Julho, “Dois Séculos do Cotidiano de Bagé I – Imagem, Poesia e História”.

Em Agosto, no dia 10 e em Setembro, dia 14, ainda serão confirmados os palestrantes.

Dia 19 de Outubro, “Origem da Família Ustárroz em Bagé”, por Heloisa Beckman.

Dia 16 de Novembro “As Praças de Bagé”, por Élida Hernandez Garcia.

Encerrando o ano, dia 14 de dezembro, “ Intendente José Otávio Gonçalves”, por José Otávio Gonçalves e Cláudio Lemieszeck.

Presentes na reunião: Claudio Lemieszeck, Mário Lopes, José Antonio Marques, Eduardo Infantini , José Otávio Gonçalves, Juca Giorgis, Ézio Sauco, Fernando Giorgis, Jussara Carpes, Carlos Peduzzi , Élida Hernandez Garcia, Elaine Tonini , Maria Contreiras, Valéria Jardim da Silva, Heloisa Beckman.

A reunião foi encerrada sem acontecer à confraternização prevista pelos 15 anos do Núcleo pelo fato de nosso colega Edmundo Rodrigues estar hospitalizado em estado muito grave. Nada mais havendo a tratar, foi reforçado o convite para a palestra de Clarisse e Elaine no próximo dia 11.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Contato Internet e facebook NPHTT

O Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda está também no Facebook

Faça parte de nosso grupo:

https://www.facebook.com/groups/225837490909471/

Nosso e-mail: nucleophtt@gmail.com

sábado, 1 de maio de 2010

Notícias do NPHTT

No próximo dia 04, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda completa 15 anos de atuação em nossa comunidade. Nesse dia os integrantes reunem-se na Casa de Cultura às 17 30h para tratarem importantes assuntos como a Moção de Apoio à denominação de Attila Sá Siqueira ao saguão do Centro administrativo, o encaminhamento de fotografias de bageenses não residentes em Bagé para a exposição " Dois séculos do cotidiano de Bagé", correspondencia recebida de Gerson Oliveira com amplo material sobre a família de José Luís Guasque - conceituado homeopata em Bagé e dono da Farmácia Humanidades -, agendamento das reuniões e palestras até o final do ano, participação do Núcleo no fórum de turismo que acontecerá em Julho, pesquisa da UFPel sobre a Associação Rural, entre outros assuntos. Após a reunião, o grupo reune-se para confraternizar. O Núcleo convida para a palestra de Maio, no dia 11, às 17 30h onde será abordado o belíssimo Cemitério de Bagé pelas professoras e pesquisadoras Clarisse Ismério e Elaine Tonini.

domingo, 25 de abril de 2010

Ata Núcleo de Pesquisas

Ata 16 - 2010

Aos seis dias do mês de Abril de dois mil e dez, na Casa de Cultura, reuniram-se os integrantes do Núcleo para decidirem vários assuntos. A reunião teve início com a Comissão de Seleção das fotografias para a Exposição “ Dois Séculos do Cotidiano de Bagé – Imagem, Poesia e História “, relatando que reuniu-se no Museu Dom Diogo de Souza e diante da diversidade e beleza das imagens enviadas,resolveu optar por fotografias que contemplem pessoas reunidas em GRUPOS , e que tenham como referência o distanciamento histórico, para que a mostra seja elaborada através da linha do tempo.
Após a Comissão falar de suas escolhas, foi então sugerido pelos presentes que esta seja a primeira exposição de muitas organizadas pelo Núcleo, e que como a Comissão neste ano deu preferência a GRUPOS, a próxima Mostra contemple retratos individuais de pessoas, como muitas preparadas em estúdios, em poses clássicas. Depois, seria a vez das CRIANÇAS. Posteriormente, fotos de CASAMENTOS, BATIZADOS, PRIMEIRA COMUNHÃO, entre outras sugestões.
Diante dessa decisão, aprovada por todos, a Comissão estenderá até o final do mês de Abril o prazo de entrega de fotografias que mostrem pessoas reunidas, grupos em atos festivos, cenas familiares, cenas públicas, inaugurações,registros feitos em estúdios, etc.
Também foi decidido que essa Mostra será feita através de grandes painéis, onde fotografias e poesias serão impressas com requintada elaboração gráfica para que, depois do período de inauguração (previsto para o dia 13 de julho, integrando as festividades da Semana de Bagé) e já na contagem regressiva para OS 200 ANOS , a Mostra seja levada à Instituições Públicas e Privadas, Universidades, Escolas, etc; e que levará o Nome de “ DOIS SÉCULOS DO COTIDIANO DE BAGÉ l – Imagem, Poesia e História".
A seguir, foi repassado aos presentes o convite para a Oficina de História Oral, Memória e Patrimônio com a Professora Viviane Trindade Borges, que será realizada em Dom Pedrito,pela direção do Museu Paulo Firpo.
Também o convite da Professora Vera Medeiros, do Curso de Letras da UNIPAMPA,para o Núcleo participar do painel " Coisas nossas: Patrimônio Natural,Histórico, Artístico e Cultural de Bagé", na noite de hoje, às 20 h , no Auditório do Palacete Pedro Osório, mostrando os vários grupos que atuam na área cultural de Bagé.
Dando prosseguimento ao trabalho, passou-se às palestras promovidas pelo Núcleo. Confirmada a presença de Claudio Ribeiro no próximo dia 13, abordando "Modo de Vida do Gaúcho nas Pequenas Propriedades do Pampa". Claudio é agrônomo, extencionista rural da Emater, com pós graduação, mestrado e doutorado na área de Administração, Sociologia e Desenvolvimento Rural .
Em Maio, no dia 4, dia de reunião, também será comemorado os 15 anos de fundação do Núcleo. A sugestão é que depois da reunião o grupo se reúna no Bistro de Iara Coronel para confraternizar. Ainda em Maio, no dia 11, será a vez de abordar o Cemitério de Bagé. As integrantes do Núcleo Clarisse Ismério, responsável pela Produção Científica e Cultural da Urcamp falará sobre " Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial" e Elaine Tonini, professora, sobre " Aspectos Históricos da Arte Cemiterial de Bagé".
Em junho, dia 08, o pesquisador José Otávio Gonçalves falará sobre " A Presença DA Família Simões Pires em Bagé". A sugestão é que o historiador Cláudio Lemieszeck também participe, repartindo com José Otávio o relato da família.
Para Julho, reunião no dia 6 e no dia 13 o lançamento do projeto " Dois Séculos do Cotidiano de Bagé I - Imagem, Poesia e História", em parceria com a Casa de Cultura Pedro Wayne, Grupo de Poetas do CULTURASUL e Grupo Teatral de Santa Thereza. Armando Baraldi aceitou fazer a seleção das músicas que acompanharão a leitura das poesias.
Ainda foi divulgado mais uma vez o blog do Núcleo, criado por Ézio Sauco e que pode ser acessado através de :

http://nucleodepesquisashistoricas.blogspot.com/

O Núcleo também está presente nos blogs :

http://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/
http://bagealemfronteira.blogspot.com/
http://nucleodepesquisahistoricabage.blogspot.com.br/

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião .